Fugas - motores

Paulo Pimenta

Um carro calmante

Por Aníbal Rodrigues

Ao preço que a gasolina está, o melhor é ser-se sensato ao volante. E se é para andar devagar, este Chevolet Aveo está adaptado às circunstâncias que vivemos, mas sem que isso faça dele um exemplo de economia

A Chevrolet é mais conhecida por praticar preços sensatos. Mas é também a marca que dá cartas no Campeonato Mundial de Carros de Turismo e que tem no seu catálogo desportivos tão emblemáticos quanto o Camaro e o Corvette, verdadeiros ícones da cultura norte-americana. Entre estas duas vertentes, venceu a primeira a mais adaptada aos dias que correm, na concepção do novo Aveo. Um carro que, perante as adversidades do relevo, não adianta esmagar o acelerador nem recorrer à caixa de velocidades. É ele a impor o ritmo. Lento.

Os mais atentos à actualidade automóvel por certo já terão notado a rápida evolução dos carros sul-coreanos, cada vez mais ameaçadora para os fabricantes europeus e japoneses. Sendo o Aveo também oriundo da Coreia do Sul, é justo reconhecer a melhoria global que representa face ao seu antecessor. Por outro lado, sem ser um exemplo de beleza, a estética também evoluiu, ao misturar uma aparência de toque desportivo, com pormenores do universo das motos, caso dos faróis dianteiros e farolins traseiros ou do painel de instrumentos no interior.

É precisamente no habitáculo que mais se nota o esforço feito pela Chevrolet para agradar. Isto, apesar de os plásticos serem todos duros e, em mau piso, notar-se que os ruídos parasitas poderão surgir daqui a mais uns milhares de quilómetros. A aparência geral satisfaz e há pormenores invulgares como o aviso sonoro quando o condutor se esquece de desligar o "pisca". Existem ainda vários locais de arrumação, incluindo uma gaveta por debaixo do banco passageiro dianteiro -alguns deles com "tapetes" em borracha -, uma ranhura para colocar cartões ou um porta-luvas duplo.

O Aveo inaugura a plataforma da General Motors que será utilizada na próxima geração do Opel Corsa. Uma base de trabalho que, no caso do Aveo, permitiu obter uma habitabilidade suficiente para quatro adultos. Também a bagageira se encontra dentro da média do segmento dos utilitários, tantas vezes convocados para serviço familiar.

Conduzir o Aveo é uma tarefa pacífica a vários níveis. É um veículo cómodo, cujo comportamento saudável em estrada não coloca dificuldades ao condutor. Já para quem quiser explorar-lhe as capacidades, é possível fazer escorregar um pouco a traseira em curva. Os 86cv do motor a gasolina 1.2, oriundo do Opel Corsa, poderiam fazer supor andamentos mais animados. Mas não. É lento, principalmente nas recuperações de velocidade ou em subidas (tudo piora com o ar condicionado a funcionar), e não vale a pena acelerar mais ou engrenar mudanças abaixo, porque o ritmo, vagaroso, não altera. E se, no outro prato da balança, estivessem consumos de gasolina baixos, tudo seria mais aceitável. Mas também não é o caso e convém contar com gastos a rondar os 8,0 l/100 km.

Para quem quiser um Aveo com mais músculo, a opção imediata é o motor 1.4, a gasolina, com 100cv e caixa de velocidades manual de série ou, em opção, uma caixa automática de 6 relações. Mas se o objectivo for somar mais performance e maior poupança de combustível então será necessário esperar pelo último trimestre deste ano, altura em que ficará disponível o motor 1.3 turbodiesel de 95cv (conhecido de modelos Opel, por exemplo), dotado de caixa de seis velocidades e sistema Start/Stop de paragem e arranque automático do motor.

Perante a tibieza do motor 1.2, recordei-me da primeira vez que conduzi um Daewoo Kalos, antepassado deste Aveo. Também era um carro lento, que obrigava a "espremer" a mecânica para tentar manter um ritmo razoavelmente animado. Mas com uma diferença abissal: o Kalos "gritava", emitia um ruído desagradável, enquanto este Aveo se mantém silencioso, o que contribui para uma experiência de condução globalmente agradável. Ou seja, se quem for ao volante não valorizar as performances, conduzir o Aveo será sempre gratificante.

Os 15.250 euros que a Chevrolet pede por esta versão LTZ (a gama começa nos 11.900 euros) não deixam de ser competitivos considerando o nível de equipamento do carro. E aqui elogie-se o facto de o programa electrónico de estabilidade (vulgo, ESP) ser de série em toda a gama, o que, infelizmente, está longe de ser regra na categoria dos utilitários. Mas como a crise obriga a generalidade das marcas a proporem preços competitivos, ainda recentemente foi possível ver modelos como o Honda Jazz ou o Peugeot 207 propostos por valores mais em conta do que o Aveo LTZ. Dois carros com um prestígio a que este Chevroler por certo aspira, mas que ainda não atingiu.

Barómetro

+ Condução agradável, insonorização, Programa Electrónico de Estabilidade de série
- Motor pouco expedito, consumos, ruídos parasitas em fase embrionária

Maior com outra carroçaria

A bagageira do Aveo tem 290 litros de capacidade, o que o coloca dentro da média do segmento. Inclui também um fundo amovível que permite esconder objectos (desde que não muito altos) de olhares mal intencionados. Já mais criticável é o facto de esta incluir um kit anti-furo, solução que, consoante o tipo de furo, pode ser ineficaz, e acarreta mais custos para o utilizador. Quem precisar de uma bagageira maior, o Aveo volta a propor uma carroçaria de quatro portas, com uns excelentes 502 litros de capacidade.

À procura de melhor resultado

A Chevrolet está longe de figurar no quadro de honra do consórcio Euro NCAP, que testa o comportamento dos automóveis em caso de colisão. O anterior Aveo, avaliado em 2006, não foi além de uma estrela e meia num máximo de cinco. No entanto, a marca está a evoluir também neste campo e, em 2009, o citadino Spark foi classificado com quatro estrelas, ao passo que o familiar Cruze atingiu o tal máximo de cinco. Por isso, espera-se que este Aveo também possa obter um bom resultado. O facto de a marca lhe ter incluído no equipamento de série o Programa Electrónico de Estabilidade (o Euro NCAP também valoriza os dispositivos de segurança activa) vai nesse sentido.

Ainda há mais lento

Este Aveo 1.2 LTZ tem um consumo anunciado de 5,5 l/100 km. Já as versões LS e LT, menos equipadas, são designadas como Eco e apresentam um consumo médio de 5,1 l/100 km. Como é que a Chevrolet conseguiu esta redução? Com relações finais de caixa mais longas, pneus mais finos, um menor peso do carro e uma altura ao solo inferior em 10 mm. Ou seja, as versões Eco são ainda menos despachadas (apesar de apresentarem uma velocidade máxima superior), mas -lento por lento -, então afigura-se mais inteligente optar por estas, já que são mais poupadas nos gastos de gasolina.

Limitações e ambição

Por certo que o caderno de encargos deste Chevrolet Aveo não permitia ter um revestimento de tablier do género do que se pode encontrar, por exemplo, num Volkswagen Polo. Talvez por isso, o marketing da marca não se cansa de valorizar outros aspectos, como o painel de instrumentos inspirado no universo das motos ou a separação entre o espaço do condutor e do passageiro dianteiro, importada do famoso desportivo da casa, o Corvette. Porém -estratégias de comunicação à parte -, o interior deste Aveo até é aprazível. Pena os ruídos parasitas darem já alguns sinais de vida em mau piso.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1229cc
Potência: 86cv às 5600 rpm
Binário: 115 Nm às 4000 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasolina
Alimentação: Injecção multiponto
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 5 velocidades
Suspensão: independente, do tipo McPherson, à frente; barra de torção, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Travões: Discos ventilados, à frente; tambores, atrás

Dimensões

Comprimento: 4039 mm
Largura: 1735 mm
Altura: 1517 mm
Peso: 1070 kg
Pneus: 205/50 R17
Capac. depósito: 46 litros
Capac. mala: 290 litros

Prestações*

Velocidade máxima: 171 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 13,7s
Consumo misto: 5,5 litros/100 km
Emissões de CO2: 129 g/km

Preço: 15.250 euros

* Dados do construtor

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Controlo de tracção: Sim
Assistência ao arranque em subida: Não
Função Start/Stop: Não
Indicador de pneu vazio: Não
Travão de estacionamento eléctrico: Não

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Não
Ar condicionado: Sim
Abertura do depósito no interior: Não
Abertura da mala no interior: Não
Bancos em pele: Não
Fixações Isofix: Sim
Jantes em liga leve: Sim
Rádio/CD: Sim (com MP3, Bluetooth, USB e Aux-in)
Comandos áudio no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Botão de ignição Start/Stop: Não
Computador de bordo: Sim
Alarme: Não (disponível como acessório)
Navegação por GPS: Não
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Sensor de chuva: Não
Sensor de luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, atrás
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Faróis de xénon: Não

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