Fugas - motores

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BMW apresenta citadino eléctrico e desportivo híbrido

Ambos os veículos são constituídos por dois módulos - o drive module, motor e plataforma onde se alojam as baterias, em que predomina o alumínio; e o live module, o habitáculo, em fibra de carbono, o que lhe dá leveza, resistência e rigidez. A junção dos dois módulos é feita por colagem e sem soldaduras.

Os dois veículos oferecem diversas soluções de conectividade. Entre outras coisas, pode-se planear uma viagem de forma intermodal, integrando transportes públicos e percursos a pé, se tal for a forma mais fácil e conveniente de atingir o local pretendido. É dada indicação sobre autonomia do veículo e dicas para a aumentar. Em mapa mostram--se os estacionamentos disponíveis dotados de pontos de carga, com possibilidade de os reservar. É contemplada a hipótese de car-sharing.

Pode-se controlar a climatização do carro à distância, por exemplo, com um i-Phone. Está disponível informação sobre espectáculos, restaurantes, etc., com possibilidade de reserva ou aquisição de bilhetes. São fornecidas informações de trânsito com aviso de engarrafamentos e a forma de os evitar, bem como outros sistemas de assistência à condução, como o de prevenção de atropelamento de peões, de colisões com outros veículos, de reconhecimento de sinais de trânsito e de estacionamento automático.

Ficha Técnica

BMW i3

Motor: eléctrico
Potência: 125cv
Binário: 250 Nm desde as 0 rpm
Tracção: traseira
Veloc. máxima: 150 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,9s
Autonomia: normal 130-160 km (ciclo FTP72, 225 km), tem ainda extensor de autonomia
Tempo de carga da bateria: 6 horas normal (100%); 1 hora rápida (80%)

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