Fugas - motores

Sob o signo do três

Por João Palma

Três carroçarias, três motores, três níveis de equipamento: eis a terceira geração do Yaris, a cuja apresentação dinâmica a Fugas assistiu. Num carro novo, destaque para a estreia do sistema multimédia Toyota Touch

Após a apresentação estática, em Julho, da 3.ª geração do Toyota Yaris, decorreu agora a apresentação dinâmica em Copenhaga, Dinamarca. A chegada ao mercado deste utilitário acontecerá em Outubro próximo. A Toyota espera vender em Portugal cerca de 3000 unidades em 2012, e nesta conta não entram as versões comercial e híbrida.

O novo Yaris será lançado na versão de cinco portas, com três motorizações: tricilíndrica 1.0, 1.33 de 4 cilindros, ambas a gasolina, e 1.4D-4D, a gasóleo. Terá três níveis de equipamento, Active, Comfort e Sport, dos quais se prevê que o nível intermédio irá constituir o grosso das vendas. Quanto a motorizações, a 1.0 representará metade das vendas, seguindo-se a 1.4D-4D com 35 por cento e a 1.33 com 15 por cento. Um pouco mais tarde, chega a variante de três portas e, em 2012, uma versão comercial e outra híbrida, com o mesmo sistema de propulsão do Auris HSD.

Os motores do Yaris não são novos, mas receberam pequenas alterações para aumentar a eficiência e diminuir consumos e emissões. Em termos de visual (exterior e interior) e equipamento, este modelo é distinto do antecessor - cresceu 100 mm no comprimento, tendo agora 3885 mm e, com os mesmos 1695 mm de largura, é mais baixo 20 mm (1510 mm). Assim, o centro de gravidade é mais baixo, conferindo-lhe maior estabilidade. O novo design originou num menor coeficiente aerodinâmico (Cx) - 0,287, face aos 0,292 da geração anterior, o que também contribui para a redução de consumos e emissões. O diâmetro de viragem é de apenas 9,4 metros entre passeios, o que o torna mais apto para circular em cidade.

Quanto a equipamento, o novo Yaris apresenta alguns itens pouco comuns entre carros do seu segmento. O nível de entrada, Active, já tem controlo de estabilidade e de tracção, airbags frontais, de cortina, laterais à frente e de joelhos para o condutor, bancos dianteiros com protecção cervical, sistema Isofix, habitáculo e estrutura concebidos para proteger das colisões, etc.

No que se refere a conforto e vida a bordo, tem retrovisores eléctricos, volante com comandos áudio e ajustável em altura e profundidade, faróis com sistema "follow me home", vidros eléctricos dianteiros, rádio/CD com MP3, fecho centralizado de portas com comando à distância, jantes de aço de 14'', kit de reparação de pneus e, em opção, ar condicionado manual.

O nível intermédio Comfort acrescenta o Toyota Touch, que inclui ecrã táctil de 6,1'', controlos iPod, MP3 e de mãos-livres Bluetooth, informação de bordo e confi guração do veículo bem como câmara de estacionamento com visão traseira, volante e alavanca de mudanças em pele, ar condicionado manual, um rádio CD melhor com entrada auxiliar, USB e Bluetooth, jantes de aço de 15'' e pneu sobressalente de emergência. O nível superior, Sport, entre outras coisas, adiciona faróis de nevoeiro, travões de disco traseiros (nos outros níveis, travões de disco ventilados à frente e de tambor atrás), jantes de liga leve de 16'', banco do passageiro ajustável em altura e apoio de braços dianteiro (versões de 5 portas), bolsos traseiros nos bancos da frente e, em opção, tecto panorâmico.

--%>