Já disponível no mercado português, o Hyundai Veloster é um carro diferente, um misto de utilitário e coupé de características desportivas: do lado do condutor, tem uma porta de grandes dimensões; do lado do pendura, há duas, com o puxador da porta traseira integrado no painel. Com quatro lugares e uma bagageira ampla, só dispõe de um motor 1.6, a gasolina, de 140cv, que pode vir acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma automática, de dupla embraiagem e também com seis relações. Tem preços a partir dos 22.880 euros.
O Veloster é inspirado num protótipo revelado no Salão de Seul em 2007. Teve apresentação mundial em Detroit, em Janeiro de 2011, e europeia, em Genebra, dois meses depois. É um carro global e mais direccionado para outros mercados que não o de alguns países europeus. Só está disponível com um propulsor 1.6 GDI, a gasolina, que debita 140cv e a marca sul-coreana nem sequer está a contemplar a hipótese de o dotar com um dos blocos a gasóleo de que dispõe - pelo contrário, até está a testar nele uma variante do bloco 1.6 GDI com turbo, que atinge os 208cv e que irá apresentar em Janeiro de 2012, no Salão de Detroit. De acordo com dados do construtor, os consumos do Veloster com o 1.6 GDI de 140cv são relativamente comedidos, em especial na versão com caixa manual de 6 velocidades, que dispõe de sistema de paragem e arranque automático do motor.
Este pequeno coupé tem linhas dinâmicas, desportivas e originais, destacando-se as ópticas, a grelha dianteira e o escape duplo ao centro. O design interior também é diferente, caso do posicionamento dos puxadores interiores das portas e outros pormenores que o distinguem.
Com 4220 mm de comprimento, 1790 mm de largura e 1399 mm de altura, tem quatro lugares reais (embora atrás, a cabeça de um ocupante mais alto possa roçar o tejadilho devido à configuração da carroçaria). A mala tem 440 litros de capacidade, que sobe para 1015 litros com os bancos traseiros rebatidos (40/60) e sob o fundo existe um pneu de emergência.
O Hyundai Veloster pode ter dois níveis de equipamento: Comfort e Style. No que se refere à segurança, embora ainda não tenha sido testado pelo Euro NCAP, o construtor pretende obter a classificação máxima. Para tal, o veículo dispõe de seis airbags (frontais, laterais à frente e de cortina), controlo de tracção e de estabilidade com assistência à travagem de emergência, encostos de cabeça activos à frente, fixações Isofix, monitorização da pressão dos pneus e alarme. A carroçaria, com pilares descentrados, está preparada para suportar e absorver embates.
Luzes diurnas, faróis de nevoeiro, sensor de luz, computador de bordo, rádio/CD com MP3, porta Aux+USB (Ipod), Bluetooth com reconhecimento de voz e comandos no volante, ar condicionado, volante regulável em altura e profundidade forrado a pele, pedais desportivos e vidros eléctricos são alguns dos outros equipamentos de série.
O nível Comfort, por mais 2100 euros, acrescenta retrovisores rebatíveis electricamente, bancos parcialmente em pele, com o do condutor de regulação eléctrica, cruise control, etc. Como opcionais, sensores traseiros de estacionamento (Comfort), sensores com câmara de visão traseira (Style), tecto panorâmico, jantes bicolores, um sistema áudio superior, sistema de navegação e bancos em pele.
O Hyundai Veloster beneficia da garantia Tripla Confiança da Hyundai: cinco anos de garantia com quilometragem ilimitada, cinco anos de assistência em viagem e cinco anos de verificações gratuitas do veículo.
Mais
Um carro diferente