A gama do Primacy 3 é composta por 38 medidas, para jantes de 15 a 18 polegadas, nas séries 65 a 40 (perfil médio a baixo), com índices de velocidade H (até 210 km/h), V (até 240 km/h), W (até 280 km/h) e Y (até 310 km/h). Os preços serão os mesmos do seu antecessor.
Ao conceber este pneu, a Michelin baseou-se num estudo realizado a consumidores em cinco grandes países (Alemanha, França, Espanha, Reino Unido e Itália), segundo o qual a segurança era a qualidade mais importante que um pneu deveria ter. O resultado foi o Primacy 3, em que o "3", segundo a marca, significa "segurança multiplicada por 3". De acordo com a Michelin, em testes realizados em Fevereiro último por uma entidade independente, o organismo certificador alemão TÜV SÜD Automotive, o Primacy 3 superou quatro modelos equivalentes de grandes marcas (nas medidas 205 55 R16 V e 225/45 R17 W) nos capítulos da aderência na travagem em seco, em molhado e em curva sobre piso molhado.
Os estudos revelaram ainda que 70% dos acidentes ocorrem com piso seco, 75% em linha recta e 60% em zonas urbanas a baixa velocidade. Mas também que os 25% de acidentes em curva são os mais graves. Com base nesses dados, os técnicos da Michelin trabalharam durante três anos para produzir um pneu que fosse seguro em todas essas vertentes, mas também não descurando outros factores como a economia de combustível (70 litros durante a vida útil do pneu), graças à baixa resistência ao rolamento, à maior durabilidade e ao desempenho numa condução mais exigente.
Isso foi conseguido graças à construção, desenho da banda de rodagem e aos novos compostos usados no seu fabrico. É o caso de uma mistura complexa de vários elastómeros, com reforço de carga à base de sílica e plastificante à base de resina que melhora a coesão entre os compostos da banda de rodagem, com efeitos positivos na aderência à estrada e no prolongamento da vida útil do pneu.
No que se refere à aderência em molhado e à resistência à "aquaplanagem", a existência de vários canais longitudinais e ranhuras transversais na banda de rodagem facilita a expulsão da água e aumenta a área de contacto com o solo.
O Michelin Primacy 3 está provido de uma nova escultura exclusiva e patenteada da banda de rodagem com lamelas autoblocantes, que conferem uma maior rigidez ao pneu, reduzindo a deformação dos blocos de borracha, o que permite melhorar a qualidade e a superfície de contacto do pneu com o solo. Para além do desenho, a característica tecnológica inovadora que diferencia estas lamelas é a sua espessura, que atinge um mínimo de 0,2 milímetros.