Fugas - motores

Pneus novos passam a ter etiqueta com níveis de desempenho

Por Isabel Sottomayor

As novas regras de etiquetagem dos pneus por certo ajudarão os automobilistas a fazer melhores escolhas.
A partir de Novembro de 2012 todos os pneus novos para veículos ligeiros e pesados comercializados na União Europeia terão de apresentar uma etiqueta que indique o seu nível de desempenho relativamente a três atributos: resistência ao rolamento; aderência em piso molhado e ruído do rolamento exterior. Tecnicamente, a etiqueta é similar à das etiquetas de eficiência energética que já existem nos electrodomésticos, como os frigoríficos ou as máquinas de lavar roupa, mas inclui também informação acerca do desempenho de segurança do produto.

A resistência ao rolamento é a primeira das informações apresentadas, e é identificada numa escala de A a G, sendo que A significa uma maior eficiência ou uma menor resistência ao rolamento. Quanto menor for a resistência, menor será a energia despendida, logo, menor será o gasto de combustível. Segundo Emmanuel Robinet, chefe do Departamento de Avaliação de Pneus na Goodyear Dunlop, "a resistência ao rolamento contribui para até 20% do consumo de um automóvel e 30% de consumo de um camião". Uma maior eficiência do pneu neste parâmetro pode conduzir a uma redução de 7,5% do consumo de combustível, o que se traduzirá numa poupança estimada de 300 euros durante a vida útil do pneu.

A escala de caracterização do pneu ao nível da aderência em piso molhado, com vista à segurança, é idêntica à anterior, sendo que um pneu de classe A será aquele que garantirá uma menor distância de travagem. "A diferença entre uma classificação G e uma classificação A, para um conjunto de quatro pneus idênticos, pode chegar aos 18 metros de distância de travagem numa estrada com o piso molhado, para um automóvel de passageiros comum, que circule a 80 km/h", explica Robinet.

A etiqueta contempla ainda informação de carácter ambiental. O ruído do rolamento exterior é apresentado na etiqueta sob a forma de ondas (num máximo de três) e medido em decibéis. Ainda que para o condutor do veículo o ruído do rolamento exterior não tenha qualquer expressão, já que este pode não ser audível no interior, uma redução do ruído tem impactos ambientais significativos. Um pneu com três ondas a preto pode produzir até mais 6 decibéis de ruído do que um pneu com apenas uma onda a preto.

Os três indicadores da nova etiqueta devem ser encarados como um bom ponto de partida para a informação ao consumidor, mas não são, no entanto, suficientes para conhecer totalmente a performance do pneu. A Goodyear Dunlop, por exemplo, tem em conta mais de 50 critérios quando desenvolve um novo produto. A nível de segurança, o nível de resistência ao aquaplaning ou a distância de travagem em piso seco são factores tão importantes como a aderência em piso molhado. A conclusão é que o aconselhamento junto de um revendedor profissional continua a ser necessário para conhecer o desempenho global do pneu que se vai adquirir.

--%>