Fugas - motores

  • Rita Chantre
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Alternativa séria aos suspeitos alemães do costume

Por Luis Filipe Sebastião

A configuração imponente do Jeep Grand Cherokee aproximou-se dos concorrentes e promete intrometer-se na renhida luta dos todo-o-terreno mais exclusivos. O principal trunfo reside na imagem mítica e no preço competitivo dentro da categoria.

O novo Jeep Grand Cherokee ostenta um visual mais próximo dos SUV (Sport Utility Vehicle) alemães, mas preserva aspectos do carácter muito próprio do lendário modelo americano. No mercado nacional está disponível com uma muito competente motorização turbodiesel de 3.0 litros, com 241cv, na recheada versão de equipamento Limited.

Se Jeep é sinónimo de jipe, o Grand Cherokee assume-se como um dos porta-estandartes da exclusividade no grupo Chrysler, actualmente detido pela Fiat, e esta quarta geração do mítico modelo está mais apelativa em termos visuais.

O espírito de aventura é incompatível com requinte? Por fora e por dentro, este SUV americano topo de gama confirma que não. Desde logo pelas aplicações cromadas exteriores, no portão traseiro ou na expressiva grelha. As tradicionais sete ranhuras estão enquadradas pelos faróis de formato rectangular e com luzes de tecnologia bi-xénon. No interior sobressai a melhoria dos revestimentos e a qualidade percebida de montagem. No entanto, alguns plásticos, ainda que de boa aparência, poderão riscar-se e produzir eventuais ruídos parasitas, passado o tempo do "cheiro a novo".  

A configuração compacta, mais próxima do estilo dos concorrentes germânicos, consegue dissimular o aumento de dimensões, bem aproveitado para proporcionar maior desafogo interior. Se o espaço para os ocupantes posteriores melhorou, a generosa capacidade da bagageira de 782 litros pode crescer até aos 1554 litros, através do rebatimento dos bancos traseiros. O compartimento de carga possui diversas soluções para ajudar a acomodar objectos mais pequenos, embora o acesso se mostre algo elevado. Aliás, espaços para guardar tralha miúda não faltam. Da carteira aos óculos, sem esquecer o telemóvel, tudo parece ter o seu lugar.

Uma vez pressionado o botão da ignição, o bloco turbodiesel 3.0 litros V6 desenvolve de mansinho uma potência de 241cv e um binário de 550 Nm a partir das 1800 rotações. O som roufenho sobe de tom na devida proporção do fulgor obtido quando se pisa o pedal mais à direita, mas no cômputo geral surpreende pela suavidade de funcionamento e resposta linear mesmo nas situações mais exigentes. Isto apesar de a transmissão automática de cinco velocidades não ser das mais rápidas.

A eficácia dinâmica, assente sobre o sistema de tracção integral permanente Quadra Trac II, beneficia de uma embraiagem multidisco central e de uma caixa de "redutoras", que permite tirar proveito de umas escapadelas por trajectos fora de estrada. O sistema de suspensão independente de braços transversais à frente e multilink atrás proporciona um elevado padrão de conforto e bom apoio em curva, ajudando a minimizar o efeito bamboleante da carroçaria. Os pneus montados na unidade ensaiada (Kumho) é que pecam pelo fraco desempenho no asfalto e reduzidas capacidades trialeiras.

Por seu turno, o sistema Selec-Terrain possibilita a selecção, através de um simples botão rotativo na consola central, de cinco opções de tracção: Sport (para estrada), Snow (neve ou gelo), Auto (em asfalto e terra), Sand/Mud (limita o patinar das rodas em areia e lama) e Rock (controlo acrescido sobre pedras). Estes cinco modos coordenam de forma electrónica 12 sistemas de gestão do veículo para um desempenho mais adequado ao tipo de piso ou de condução. Porém, o sucesso de um comportamento mais radical depende da conjugação com o sistema de amortecimento pneumático Quadra-Lift - opcional não disponibilizado na viatura ensaiada -, assim como a também ausente transmissão Quadra-Drive II, que tira proveito do diferencial traseiro autoblocante.

A versão Limited exibe-se bem dotada de equipamentos de segurança e mordomias de conforto, possuindo apenas como opcionais a pintura metalizada (600€), vidros traseiros escurecidos (450€), tecto de abrir panorâmico (1500€) e sistema de navegação (850€). Tudo valores a somar aos 75.500€ pedidos por um Jeep imponente segundo o preçário definido antes da entrada no ano de todas as medidas de austeridade.


Barómetro

+ Visual, equipamento, preço, desempenho e funcionamento do motor
- Caixa de velocidades lenta, alguns plásticos, grafismo do sistema navegação, falta da opção do amortecimento pneumático


Sabe a pouco

O comando Selec-Terrain facilita a missão de seleccionar o tipo de tracção mais adequado para cada género de piso ou situação. Ao lado do selector rotativo encontram-se também o botão para bloquear as quatro rodas motrizes e outro para activar o controlo electrónico de descidas (HDC). No entanto, a ausência do opcional amortecimento pneumático do Quadra-Lift limita as capacidades fora de estrada e não só. Além do incremento de 10,5 cm de elevação, o sistema permite cinco níveis de ajuste: Fora de Estrada 1 (mais 6,5 cm); Fora de Estrada 2 (mais 3,3 cm); Viagem (20,5 cm ao solo); Aero (menos 1,5cm) e Park (menos 4 cm). Ou seja, um opcional imprescindível ao verdadeiro espírito Jeep, mas que só estará disponível para breve.


Molengona

Um SUV que pretende competir com os concorrentes "queques" que por aí proliferam, principalmente os que debitam argumentos germânicos, merecia uma transmissão mais eficiente. O motor - de origem VM Motori e desenvolvido em conjunto com a Fiat Powertrain -, é dotado de tecnologia Multijet de segunda geração. Responde com predicados aos desafios, mas a caixa de velocidades automática de cinco velocidades borra a pintura. O escalonamento longo e a lentidão na passagem das relações são pechas que nem a opção pelo comando manual sequencial consegue disfarçar. Pelo menos uma sexta velocidade ajudaria a reduzir os consumos, que dificilmente baixam da dúzia de litros por cada centena de quilómetros. Já quem privilegiar um desempenho mais familiar e descontraído terá pouco de que se queixar.


Mãos quentes

Os bancos aquecidos ou ventilados já fazem parte, desde há muito, do leque de opções de conforto. O Grand Cherokee inclui de série, na versão Limited, o aquecimento dos assentos em pele. Mas um botão no tablier possibilita ainda aquecer o... volante. O extravagante opcional servirá, no mínimo, para que o condutor mantenha as mãos quentes sem necessidade de usar luvas. O completo pacote de equipamento inclui faróis bi-xénon; sensores de luzes, de chuva e de estacionamento; ar condicionado automático duplo e cruise control adaptativo.


Pode melhorar

A curta lista de equipamentos opcionais disponíveis inclui o sistema de navegação. O monitor no centro do tablier, sem este opcional, exibe apenas as funções de media e de som, bem como as imagens da câmara de estacionamento traseira incluída de série. O sistema de navegação pode complementar o sistema multimédia Uconnect, que integra a interligação com o telemóvel, com comandos por voz, a ligação de dispositivos de som ou as configurações para gravação das músicas preferidas no disco rígido do rádio-leitor de CD. Nota positiva para o funcionamento simples do sistema de navegação, mas os gráficos podiam ser mais apelativos.


FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 2987cc
Potência: 241cv às 4000 rpm
Binário: 550 Nm às 1800-2000 rpm
Cilindros: 6 em V
Válvulas: 24                   
Alimentação: turbodiesel de injecção directa, por conduta comum, com intercooler
Tracção: integral permanente, com redutoras      
Caixa: automática de 5 velocidades
Suspensão: Braços transversais independentes, com barra estabilizadora, à frente; multilink com nivelamento automático, barra estabilizadora, atrás
Direcção: pinhão e cremalheira, assistida hidraulicamente
Travões: discos ventilados à frente e atrás

Dimensões

Comprimento: 482,2 cm
Largura: 215,4 cm
Altura: 178,1 cm
Peso: 2354 kg
Pneus: 265/50 R20
Capac. depósito: 93 litros
Capac. mala: 782 litros
Ângulo entrada: 26º
Ângulo saída: 24º
Ângulo ventral: 19º
Altura ao solo (Ft/Tr): 21,8/25,5 cm

Prestações

Velocidade máxima: 202 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,2s
Consumo misto: 6,4 litros/100 km
Emissões CO2: 218 g/km
Preço: A partir de 75,500€

*Dados do construtor


Equipamento

Segurança

ABS: Sim, com assistência à travagem
Airbags frontais: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags laterais traseiros: Não
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelho para condutor: Sim
Controlo de tracção: Sim
Programa Electrónico de Estabilidade: Sim

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Retrovisores eléctricos: Sim
Ar condicionado: Sim, automático, duplo
Abertura do depósito interior: Sim
Abertura da mala interior: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Jantes de liga leve: Sim
Rádio CD: Sim
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Sim
Bancos dianteiros eléctricos: Sim
Estofos em pele: Sim
Bancos aquecidos: Si
Tecto de abrir: Opção (1500 euros)
Navegação por GPS: Opção (850 euros)
Bluetooth: Sim
Regulador de velocidade: Sim
Sensores de chuva: Sim
Sensores de luminosidade: Sim
Sensores de parqueamento: Sim, com câmara atrás
Faróis de nevoeiro: Sim
Faróis de xénon: Sim
Lava Faróis: Sim

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