Fugas - motores

Opel já tem concorrente para o Nissan Qashqai

Por João Palma

Exceptuando eventuais conotações negativas do nome - segundo João Palma, prova da reduzida importância do mercado português -, o futuro <em>SUV</em> da Opel tem argumentos para marcar posição num segmento onde a concorrência é forte
O Mokka marca a estreia da Opel no segmento dos SUV (Sports Utility Vehicle) compactos, que tem crescido consideravelmente desde o lançamento do Nissan Qashqai. O novo modelo de cinco lugares tem estreia europeia marcada para o próximo Salão de Genebra, em Março, mas um irmão gémeo, o Encore, de outra das marcas do gigante General Motors - a Buick -, foi recentemente apresentado no Salão de Detroit. O Encore será comercializado nos EUA e na China, já no próximo Verão, enquanto o lançamento do Mokka está previsto para 2012.

Tanto o Buick Encore como o Opel/Vauxhall (na Grã-Bretanha) Mokka serão produzidos na fábrica da General Motors da Coreia do Sul e terão as mesmas dimensões: 4280 mm de comprimento, 1755 mm de largura e 1646 mm de altura. A plataforma é a Gamma II, a mesma do Corsa, e os dois modelos poderão ter tracção dianteira ou 4x4.

As maiores diferenças entre o Encore e o Mokka (para além das estéticas) residem na gama de motorizações e caixas de velocidades. O Mokka poderá ter dois motores a gasolina - 1.6 atmosférico, com 115cv, e 1.4 turbo, com 140cv - e um a gasóleo (1.7 CDTI de 130cv), todos com tecnologia Start & Stop, de paragem e arranque automáticos de motor e duas caixas de 6 relações, uma manual e outra automática. Já o Buick Encore terá apenas o motor 1.4 de 140cv e caixa automática de 6 relações.

O Opel Mokka tem um visual robusto e desportivo, inspirado na nova filosofia de design da marca alemã da GM, como a linha vincada em forma de lâmina dos flancos. Para a sua aparência também contribuem as jantes em liga leve de 18 polegadas, que serão de série nos níveis de equipamento Enjoy e Cosmo.

Este SUV compacto aposta na funcionalidade, com uma bagageira que pode chegar aos 1372 litros (com os bancos da 2.ª fila rebatidos) e 19 espaços para arrumação de objectos espalhados pelo habitáculo. Pode ainda ser equipado com o suporte Flex-Fix da Opel (que funciona como uma gaveta sob o pára-choques traseiro) para transportar até três bicicletas.

De série, terá controlo electrónico de estabilidade, controlo de tracção, auxílio ao arranque em subidas e controlo em descidas íngremes. Pode ainda dispor de funcionalidades não comuns no seu segmento, como o sistema de iluminação adaptativa (AFL) da Opel com faróis bixénon da 3.ª geração, a câmara Opel Eye, que inclui funções como o aviso de saída involuntária de faixa de rodagem e reconhecimento de sinais de trânsito, câmara de visão traseira e bancos ergonómicos certificados pelo AGR, instituto alemão de saúde e cuidados com as costas.

De acordo com a Opel, este veículo "foi concebido para pessoas com estilo de vida activo e refinado" e o nome do modelo, Mokka, "é inspirado nos pequenos grãos de café da variedade Coffea Arabica. As bebidas de café ‘Mocha' são apreciadas pela riqueza em carácter e energia". Mas o facto é que a escolha do nome não foi a mais feliz no que toca a Portugal, prestando-se a diversos trocadilhos. Teria sido melhor se se tivesse adoptado para a Europa a designação norte-americana - Encore. É verdade que houve um carro com a designação Encore, entre 1983 e 1987, comercializado pela Renault, mas isso sucedeu precisamente nos EUA (as versões europeias foram os Renault 9 e 11).

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