O "carocha" é um carro icónico, quase uma marca dentro da própria Volkswagen. A 1.ª geração resistiu de 1938 a 2003, convivendo durante cinco anos com o New Beetle, ambos fabricados em Puebla (México). Mas esta segunda encarnação, com uma clientela predominantemente feminina, não teve o sucesso que obtiveram as reinterpretações do Mini ou do Fiat 500.
Agora, o Beetle surge com um visual mais masculino, desportivo e coupé. Partilha a plataforma do Golf e tem preços semelhantes, mas enquanto o Golf apela à razão, o Beetle é emoção. Com 4,25m de comprimento, 1,81m de largura e 1,49m de altura é 15,2cm mais comprido, 8,4cm mais largo e 1,2cm mais baixo do que o Beetle II.
A mala aumentou 96 litros, para 310 litros (905 litros com os bancos rebatidos). Apesar de estar mais baixo e mais largo, sendo menos arredondado do que o Beetle II, os designers da VW consideram esta 3.ª geração uma interpretação mais fiel do "carocha". Já a grelha e o formato em boca do "capot" fazem do Beetle III um carro "sorridente".
Embora prevista, ainda não se sabe quando virá a versão descapotável deste novo "carocha". Mas, em simultâneo com o lançamento em Portugal do novo Beetle, foi apresentado em Detroit um protótipo eléctrico (autonomia de 180 km) nele baseado, o E-Bugster, que fornece algumas pistas sobre o futuro Beetle descapotável.