Os dois blocos turbodiesel e os três a gasolina vão dar origem a uma dezena de variantes motrizes, entre os 120 e os 333cv, nas vertentes mais familiares ou desportivas.
As linhas do A4 de 4 portas, da Avant (carrinha), da Allroad (carrinha com tracção integral quattro) e das varaintes S4 (berlina e carrinha desportivas) beneficiaram de uma actualização, ao nível dos pára-choques, da grelha e dos grupos ópticos, que passaram a incorporar, em opção, luzes activas e diurnas em LED. Os pacotes exteriores e desportivos S Line estão disponíveis para personalizar o carro e a Avant em termos visuais ou dinâmicos, neste caso através da suspensão rebaixada em 3 cm.
O bloco 2.0 TDI, com 136cv, regista um consumo médio de apenas 4,2 litros por cada 100 km e emissões de 116 g de CO2. Este motor terá mais duas variantes de 143 e 177cv, esta última presente na configuração Allroad. Já o 3.0 V6 TDI debita 204cv e gasta 4,9 l/100 km. A derivação com 245cv terá, mais tarde, uma alternativa "clean diesel", dentro das exigentes normas de emissões Euro VI. A oferta nos blocos a gasolina também é ampla: 1.8 TFSI, com 120 e 170cv, e 2.0 TFSI, de 211cv (também na Allroad). Para mais tarde fica o possante 3.0 V6 TFSI, com 272cv, que na versão S4 debita 333cv. As transmissões manuais de seis velocidades podem ser substituídas, em opção, por caixas automáticas multitronic de variação contínua (no caso de tracção dianteira) ou S tronic de sete velocidades ("quattro").
O sistema dinâmico Audi drive select permite definir até cinco modos de condução diferentes. Já a função automática Start-Stop, de série em todas as versões, permite reduzir os consumos na ordem dos 11%, valores que também tiram partido da nova direcção assistida electromecânica. O cruise control adaptativo evita choques abaixo dos 30 km/h. Os preços também são para todos os gostos: vão dos 35.305€ (1.8 TFSI, 120cv) aos 81.630€ (3.0 V6, 333cv, S4 Avant), sem opcionais.