Fugas - motores

  • Chevrolet Aveo  o mais seguro dos testados na categoria de utilitário
    Chevrolet Aveo o mais seguro dos testados na categoria de utilitário
  • Ford Focus o mais seguros dos testados na categoria de pequeno familiar
    Ford Focus o mais seguros dos testados na categoria de pequeno familiar
  • Audi Q3 foi o melhor entre os fora-de-estrada 4x4
    Audi Q3 foi o melhor entre os fora-de-estrada 4x4
  • Mercedes classe B o melhor entre os monovolumes médios (pequenos, segundo a classificação do Euro NCAP)
    Mercedes classe B o melhor entre os monovolumes médios (pequenos, segundo a classificação do Euro NCAP)
  • Volvo V60 impôs-se entre os grandes familiares.
    Volvo V60 impôs-se entre os grandes familiares.

Dois modelos acessíveis entre os melhores de 2011

Por Aníbal Rodrigues

Uma das coisas boas da indústria automóvel é que, com o tempo, os avanços tecnológicos democratizam-se. A segurança também, como tivemos o prazer de constatar. O consórcio Euro NCAP, que avalia a segurança dos automóveis, divulgou recentemente os cinco melhores modelos entre os 53 que testou no ano passado.

Este quinteto de distinção inclui dois automóveis de construtores ditos generalistas e são ambos do mais acessível que se pode encontrar no mercado português. Chevrolet Aveo e Ford Focus, foram os mais seguros dos testados em 2011, respectivamente, nas categorias de utilitário e de pequeno familiar.

Os outros três que se distinguiram já são produtos dos chamados fabricantes premium: Audi Q3 foi o melhor entre os fora-de-estrada 4x4, o Mercedes classe B entre os monovolumes médios (pequenos, segundo a classificação do Euro NCAP), e a Volvo V60 impôs-se entre os grandes familiares.

O Euro NCAP divulgou também os "vice-campeões" de cada categoria, aqui se incluindo, pela mesma ordem de segmentos, Toyota Yaris, Lexus CT200h, BMW X1, Opel Zafira e Chevrolet Malibu. A Chevrolet, que ainda há poucos anos obtinha maus resultados nestes testes, atinge agora classificações de topo, como o comprovam os novos Aveo e Malibu. Este último, o novo familiar topo de gama da marca, chegará ao mercado português no segundo semestre deste ano.

Entre os 53 veículos testados em 2011 pelo Euro NCAP, a esmagadora maioria obteve a classificação máxima de cinco estrelas. No entanto, onze modelos não foram além de quatro estrelas e o pior classificado é um carro muito popular no mercado português, o Dacia Duster, que apenas alcançou três estrelas. O ano que passou marcou também a estreia dos automóveis eléctricos nestes testes que, entre outros aspectos, avaliam os efeitos que uma colisão provoca nos passageiros. Entre os eléctricos, o Nissan Leaf também registou a classificação máxima de cinco estrelas e foi mesmo um dos melhores entre os pequenos familiares.

A nova Ford Ranger também mereceu cinco estrelas. Isto não seria notícia tratando-se de um carro normal, mas, como é a primeira pick-up a atingir a classificação máxima nestes testes, os responsáveis do Euro NCAP consideraram importante enaltecer o resultado da Ranger. O consórcio elogiou também a Ford devido aos equipamentos de segurança que propõe no Focus.

Entre eles, um sistema que, autonomamente, sem intervenção do condutor, pode evitar uma colisão em cidade, um que alerta quem vai ao volante para uma situação de fadiga, um que avisa perante uma colisão eminente e mitiga-a e ainda outro que ajuda a manter o Focus dentro dos limites da estrada. Também os Mercedes classe B e Volvo V60 foram distinguidos por poderem dispor de sistemas autónomos de travagem.

No futuro, os sistemas autónomos de travagem deverão entrar em linha da conta para a classificação final dos testes Euro NCAP. Por outro lado, decidiu-se aumentar a classificação mínima que os modelos testados têm de obter nos testes que simulam embates com peões. Essa classificação mínima era de 40% em 2011 e passa para 60% este ano.

--%>