Freemont ganha tracção integral
O Fiat Freemont é a adaptação para o mercado europeu do Dodge Journey e um dos resultados da aliança entre a Fiat e a Chrysler. Em Portugal, este monovolume de sete lugares só estava disponível com tracção dianteira, motor 2.0 Multijet, a gasóleo, de 170cv e 350 Nm de binário com caixa manual de 6 velocidades. Custando 34.000€, foram vendidas 160 unidades em seis meses. Agora, passa também a ter uma variante com tracção integral, Freemont AWD, acoplada a uma caixa automática de 6 relações de origem Chrysler.
A tracção integral é activa. Em circunstâncias normais, a tracção é dianteira, mas se necessário, se as rodas dianteiras derraparem, transmite-se força ao eixo traseiro. Esta gestão automática da distribuição de tracção é eficiente: mesmo em caso de travagem brusca sobre gelo ou lama o Freemont AWD não derrapa. Onde ocorre derrapagem é no preço: 54.350€, mercê da carga fiscal (preço-base, 27.448€). A caixa automática, além de não ser das mais suaves, faz também com que o consumo suba de 6,4 l/100 km para 7,3 l/100 km e as emissões de CO2 de 169 para 194 g/km.