Fugas - motores

Pneu Pirelli com alta performance em edição especial

Por João Palma

A Pirelli vai lançar um novo pneu de Ultra Alta Performance para uso em estrada, numa edição especial, que homenageia e descende em linha recta da Fórmula 1.

Herda o nome e muitas das características do pneu de composto duro usado no Mundial de F1, o P Zero Silver, preparado para enfrentar as duras exigências das corridas em pista. Estará disponível a partir de Abril em oito medidas de índice de velocidade ZR (velocidades acima de 240 km/h), para jantes de 19 e 20 polegadas.

Esta versão de estrada distingue-se num pormenor essencial do seu homólogo desportivo - na durabilidade. Os pneus de F1, para além do desgaste maior devido à alta abrasividade das pistas, estão concebidos para terem duração limitada, de forma a obrigarem a paragens nas boxes para a sua troca e com isso aumentarem a espectacularidade e incerteza das corridas. Já este pneu de estrada conjuga as elevadas performances com longevidade e tem como alvo quem tem um estilo de condução desportivo e faz mais de 20.000 km por ano.

O Pirelli P Zero Silver de estrada destina-se a berlinas e coupés desportivos e está num patamar acima do Cinturato P7, um pneu economizador de alta performance, que, a par das prestações, privilegia o conforto de condução. O P Zero Silver tem performances quase iguais às do P Zero, o topo de gama do fabricante italiano, que equipa carros superdesportivos como os Ferrari, Lamborghini, etc.

Para o P Zero Silver de estrada, a Pirelli usou os mesmos processos de cálculo e modelização que deram origem aos pneus da F1 bem como os novos materiais (resinas e polímeros especiais), as tecnologias de desenvolvimento e fabricação de misturas, e os métodos de fabrico dos modelos de competição. O resultado é um pneu que mantém as elevadas prestações mesmo após viagens mais longas, proporcionando, segundo o construtor, segurança e máximo controlo do carro em todas as condições, desgaste uniforme da banda de rodagem e longevidade acrescida, tudo graças à optimização do perfil da banda de rodagem e da estrutura do pneu.

Este pneu destina-se ao mercado de reposição e, nas mesmas medidas, tem preços ligeiramente superiores aos do P Zero. Em compensação, o P Zero Silver tem uma vida útil 15% mais longa.

--%>