Fugas - motores

Superdesportivo disfarçado de carrinha

Por João Palma

Entre as novidades a apresentar no próximo Salão de Genebra, na Audi destaca-se o modelo mais potente da gama A4. E não, não é um coupé, mas uma carrinha cujo visual enganador esconde um superdesportivo

Imagine-se ao volante de um carro desportivo numa auto-estrada alemã sem limite de velocidade, ser ultrapassado por uma "vulgar carrinha" e só a muito custo poder acompanhá-la (isso se puder...). Um cenário que pode, de facto, suceder se for a RS4 Avant, a mais potente carrinha da gama Audi (pelo menos por agora), um lobo na pele de cordeiro, que esconde sob o capot um motor 4.2 V8, atmosférico, com 450cv e 430 Nm de binário, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 4,7s e podendo atingir os 280 km/h.

A RS4 Avant estará à venda no Outono de 2012 por 76.600€ na Alemanha e 86.000€ em Espanha. Não há preços definidos para Portugal, mas deverá custar entre 120.000€ e 130.000€.

A sigla RS inscrita nos mais potentes modelos da Audi traduz-se por RennSport em alemão, ou Racing Sport em inglês. A linha de carrinhas desportivas foi iniciada em 1994 com a RS2 Avant, que tinha um motor 2.2 de 5 cilindros turbo com 315cv. Em 2001, surgiu a primeira RS4 Avant, com motor 2.7 V6 biturbo de 380cv. A segunda geração do RS4, em 2006, usou o motor 4.2 V8 atmosférico com injecção directa de gasolina, 420cv e 430 Nm de binário. Tinha pela primeira vez tracção integral quattro e três carroçarias: berlina, carrinha e descapotável.

Este propulsor foi modificado para melhorar as performances e diminuir os consumos, tendo sido estreado no coupé Audi RS5. Agora é adoptado pela 3.ª geração do RS4, que volta a ser só carrinha. Acoplado a uma caixa de dupla embraiagem S tronic de 7 relações, este propulsor tem uma potência específica muito alta: 108cv por litro (o BMW M3 tem 105cv por litro). Com a velocidade limitada electronicamente a 250 km/h (a pedido pode ser aumentada para 280 km/h), a RS4 Avant dispõe de Launch Control (Controlo do Arranque), um sistema semelhante ao usado na F1 para arrancar com máxima aceleração e redução ao mínimo da patinagem das rodas, indo dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,7s.

A tracção integral permanente quattro transmite normalmente 60% da força ao eixo traseiro, mas a relação pode ir até 70% para o eixo da frente ou 85% para o traseiro. O sistema de vectorização do binário, que actua sobre as quatro rodas, impede a patinagem em curva numa condução dinâmica: se a roda interior perder tracção, trava-a e transfere o binário excedente para a roda exterior.

Em opção, a Audi propõe o diferencial traseiro desportivo, para melhor distribuição de potência entre as rodas traseiras. No sistema de travagem, em opção aos discos ventilados de 365 mm à frente, são propostos discos cerâmicos em fibra de carbono com 380 mm. O programa de controlo de estabilidade tem um modo Sport que pode ser desactivado e, no sistema de condução dinâmica Audi Drive Select, pode-se escolher três modos: Comfort, Auto e Dynamic, e também variar o som do escape. Em opção, existe uma direcção cuja desmultiplicação se altera conforme a velocidade e um sistema de amortecimento variável (Dynamic Ride Control).

A nova RS4 Avant tem suspensão e chassis adaptados às exigências de uma condução nos limites e é 20 mm mais comprida, 24 mm mais larga e 20 mm mais baixa do que a carrinha A4 Avant, mantendo os cinco lugares e a mala de 490 litros (1430 litros com a 2.ª fila de bancos rebatidos). Sendo uma carrinha, um olhar mais atento descobre-lhe o carácter desportivo: os enormes discos dos travões, as pinças negras com a sigla RS, as luzes de dia em LED que circundam os grupos ópticos de xénon plus, a grande grelha hexagonal dianteira em favo de mel, as amplas entradas de ar, as duas largas saídas de escape ovais embutidas no grande difusor traseiro, as linhas robustas e agressivas - tudo isto põe em evidência que a RS4 Avant é muito, mas muito mais do que um carro familiar.

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