Fugas - motores

  • Enric Vives-Rubio
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Opel Ampera, o eléctrico estradista

Por João Palma

O Opel Ampera é uma espécie de ovo de Colombo em termos de mobilidade: 100% eléctrico no dia-a-dia, não tem restrições de autonomia em viagens longas. E a sua estética futurista até agrada, o pior é o seu preço...

O Opel Ampera, tal como o seu irmão gémeo Chevrolet Volt, é a proposta da General Motors para a mobilidade eléctrica, sem as restrições de outros carros eléctricos quando é preciso fazer viagens mais longas, graças a um motor a gasolina que funciona como gerador/extensor da autonomia para alimentar os motores eléctricos que fornecem a tracção às rodas dianteiras. Esta polivalência foi recentemente reconhecida, com a candidatura conjunta Ampera/Volt a vencer o título de Carro do Ano internacional 2012.

Gastando em modo eléctrico entre 1€ e 1,50€ para fazer 100 km, o único óbice é o seu preço: 44.500€. A carga de bateria dá para fazer 40 a 80 km, dependendo do modo de condução, mas o motor a gasolina aumenta-lhe a autonomia para mais de 500 km e, mesmo com a autonomia esgotada, para seguir viagem basta abastecer na bomba como um vulgar carro com motor de combustão interna. Em Portugal, ao contrário da maioria dos países europeus, tanto o Ampera como o Volt não beneficiaram das subvenções estatais e do regime fiscal especial concedido aos outros veículos eléctricos.

O autor deste teste não tem garagem, um factor (quase) essencial para poder carregar a bateria do carro, mas como mora num rés-do-chão nunca sentiu dificuldades para efectuar o carregamento à noite. Bastou-lhe encostar o carro a uma janela e ligá-lo a uma vulgar ficha doméstica: pode-se escolher a intensidade da carga entre 6A, 8A, 10A e 16A (variando o tempo de carregamento). Quando está em carga, acende-se uma luz verde na parte superior do tablier que começa a piscar quando a bateria está cheia.

O Ampera é bonito, as suas linhas chamam a atenção, e está bem equipado, tanto em conforto e vida a bordo como em segurança, capítulo em que obteve o máximo de 5 estrelas em testes recentes do Euro NCAP. Em modo 100% eléctrico, o seu funcionamento é tão suave e silencioso que tem uma buzina especial para avisar os peões da sua aproximação. Mas, por ser tão silencioso nestas circunstâncias, acentua-se a percepção do ruido quando o motor de combustão interna entra em funcionamento. Este barulho é mais notório em situações de pára-arranca.

Com a bateria em carga total, conseguimos percorrer cerca de 60 km em média, o que, no dia-a-dia, será suficiente para muitos utilizadores. O sistema Voltec, comum ao Ampera e ao Volt, é composto por dois motores eléctricos, um de tracção e outro gerador e auxiliar da tracção e um terceiro, a gasolina, que serve para alimentar o gerador.

Em viagens mais longas, com a bateria descarregada e o extensor de autonomia a funcionar para alimentar os motores eléctricos, a média de consumos ronda 6 l/100 km, valor que poderá aumentar, por exemplo, num longo período em auto-estrada a velocidade máxima.

Como é óbvio, fazendo as contas apenas à fatia de quilómetros percorridos só com recurso à carga da bateria, os custos de utilização do Ampera são imbatíveis: cerca de 1€ a 1,50€ para 8€/100 km, a gasóleo, ou 10€, a gasolina. O pior é mesmo a diferença no custo de aquisição - entre 10.000€ a 15.000€ mais do que um carro de motor de combustão interna com as dimensões, potência e nível de equipamento equivalente (segmento D), sendo preciso fazer perto de 150.000 km para anular esse diferencial.

Onde tanto o Opel Ampera como o Chevrolet Volt ganham é na comparação com outros carros eléctricos - por mais 5000€ no preço, a sua funcionalidade é superior. O único caso especial será o Renault Fluence ZE, que custa 28.000€ no nível Dynamique. Mas em relação ao Fluence ZE há ainda que contar com 82€ mensais de aluguer da bateria e com o facto de, tendo uma autonomia máxima de 185 km e 6 a 8 horas de tempo de carga da bateria, ser sempre um segundo carro, sendo necessário outro veículo para viagens longas.

O Ampera tem desde o arranque todo o binário disponível, porque funciona sempre em modo eléctrico. Ou seja, desenvolve num ápice, mas alguns utilizadores poderão não apreciar o facto de a velocidade máxima estar limitada a 160 km/h. É também um carro que "obriga" a uma condução económica face às múltiplas indicações e sugestões apresentadas no painel de instrumentos (em especial uma bola verde que "flutua" ao sabor do estilo de condução).

A posição L no selector de velocidades, que funciona como um travão do motor, permite uma maior recuperação de energia em descidas prolongadas, antes de curvas ou quando se sabe que se vai parar umas centenas de metros à frente. Para além disso, pode-se escolher entre quatro modos de condução: Normal, Sport, Montanha (para condução prolongada em estradas íngremes) e Retenção de Carga (usando o extensor de autonomia para preservar a energia da bateria antes de entrar em zonas onde ela seja necessária).


BARÓMETRO

+ Custo de utilização, funcionalidade, conforto de condução, segurança, equipamento
-
Preço, apenas quatro lugares, bagageira e respectiva cobertura, ruido do motor de combustão interna

 

Será que falta alguma coisa?
O painel de instrumentos é muito completo e simples de ler e utilizar. Atrás do volante, há um visor digital, designado por Centro de Informação do Condutor, com o indicador de autonomia da bateria e do combustível, bem como o tipo de energia que o carro está a usar; o modo de condução; uma esfera verde que, a partir de uma posição intermédia sobe ou baixa e muda de cor se a condução não for a ideal; o velocímetro; o posicionamento do selector da caixa de velocidades (P, R, N, D, L); o conta-quilómetros, etc. etc. No ecrã central, para além do sistema de navegação (opcional) e do rádio, mostra-se, entre outras coisas, o fluxo e o tipo de energia que o veículo está a usar.


Dá para os gastos

Para um carro das dimensões do Ampera, os 310 litros da mala estão abaixo da média e a respectiva cobertura é indigna deste modelo. Também se pode aceitar que, em vez de pneu sobresselente, o Ampera traga um kit de "reparação": aqui o argumento de poupança de peso para aumentar a autonomia é válido. Aliás, pelo mesmo motivo, a Opel aconselha a nunca andar com mais de meio depósito de gasolina a não ser em caso de viagens mais longas.


Às vezes faz falta o quinto lugar

É uma inevitabilidade da arquitectura do carro: a bateria em forma de T está posicionada sob o largo túnel central do Ampera, uma solução que, se por um lado contribui para o equilíbrio da distribuição de pesos do veículo, por outro inviabiliza a existência de um lugar ao meio atrás. Até há espaço razoável nos dois lugares traseiros, exceptuando passageiros mais altos, que poderão bater com a cabeça no tecto. Mas num caso concreto em que era necessário transportar dois casais e uma criança com a respectiva cadeirinha houve necessidade de usar outro carro.


Eleito Carro do Ano Internacional 2012

A candidatura conjunta do Opel Ampera/Chevrolet Volt venceu recentemente o título de Carro do Ano internacional 2012. O júri voltou a demonstrar apreço por soluções eléctricas, depois de, em 2011, ter escolhido o Nissan Leaf (um eléctrico puro que, ao contrário da dupla vencedora em 2012, não dispõe de extensor de economia). Com um total de 330 pontos, a candidatura dos dois gémeos da General Motors ficou claramente à frente da concorrência que atingiu a final. O Volkswagen Up!, segundo classificado, reuniu 281 pontos. Seguiram-se Ford Focus (256), Range Rover Evoque (186), Fiat Panda (156), Citroën DS5 (144) e Toyota Yaris (122).


FICHA TÉCNICA

Mecânica

Unidade de tracção
Motor eléctrico de 150cv (tracção)
Motor eléctrico de 75cv (gerador e auxiliar de tracção)
Potência total: 150cv
Binário total: 370 Nm
Bateria de iões de lítio: 288 células, 16 kWh
Autonomia: 40-80 km
Tempo de carga da bateria: 4 a 6 horas (10A a 16A)
Custo de recarregamento: 0,70€ a 1,2€

Extensor de autonomia
Motor de combustão: 1398cc, 4 cil., 16V, gasolina
Potência: 86cv às 4800 rpm
Alimentação: Injecção indirecta de gasolina
Cap. do depósito: 35 litros
Autonomia total: mais de 500 km
Tracção: Dianteira
Caixa: Automática de variação contínua
Suspensão: Independente tipo McPherson, com molas helicoidais, à frente; eixo de torção, com molas helicoidais, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira; eléctrica assistida
Travões: Discos ventilados de 300 mm à frente e 292 mm atrás

Dimensões

Comprimento: 4498 mm
Largura: 2126 mm
Altura: 1439 mm
Peso: 1732 kg
Pneus: 215/60 R17 (kit de reparação de pneus)
Capac. mala: 310 litros (1005 litros com bancos traseiros rebatidos)

Prestações*

Velocidade máxima: 161 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,0s
Consumo misto: 1,2 l/100 km (nos primeiros 100 km)
Emissões de CO2: 27 g/km

Preço
44.500€ (viatura ensaiada, 47.050€)

* Dados do construtor

EQUIPAMENTO

Segurança
ABS: Sim, com distribuição electrónica de travagem
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Controlo de tracção: Sim
Programa electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças atrás: Sim

Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Vidros escurecidos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Travão de estacionamento automático: Sim
Auxílio ao arranque em subida: Sim
Ar condicionado automático bizona: Sim
Abertura interior do depósito e tomada de alimentação: Não
Abertura da mala do interior: Sim, com o comando à distância
Bancos do condutor ajustável em altura: Sim
Jantes de liga leve: Sim
Rádio CD com MP3: Sim, com visor a cores
Porta USB: Sim
Conexão Bluetooth: Sim
Sistema de Navegação: Opção (1850€)
Comandos no volante em pele: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim, com visor a cores
Alarme: Opção (350€)
Bancos eléctricos: Não
Bancos dianteiros aquecidos: Sim
Estofos em pele: Sim
Tecto panorâmico: Não
Regulador de velocidade: Sim
Sensores de chuva e luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento com câmara: Opção (700€)
Indicador da pressão dos pneus: Não
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Faróis bixénon: Não

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