Fugas - motores

Hyundai i40 Wagon 1.7 CRDi Blue Comfort

Hyundai i40 Wagon 1.7 CRDi Blue Comfort DR

Hyundai i40 Wagon venceu Blue Auto 2012

Por Aníbal Rodrigues

Se dúvidas houvesse quanto à rápida evolução dos automóveis sul-coreanos, aí está mais uma prova: a Hyundai i40 Wagon 1.7 CRDi Blue Comfort foi a vencedora absoluta da edição 2012 do troféu Blue Auto, sucedendo ao Toyota Auris Hybrid, vencedor no ano passado.
Na sua terceira edição, este concurso promovido pela revista especializada Auto Motor continua a valorizar, acima de tudo, a prestação ambiental dos concorrentes, nomeadamente consumos de combustível e emissões poluentes. Mas engloba também todos os restantes itens da análise de um automóvel, desde o espaço à qualidade, passando pelo preço de aquisição ou custos de manutenção.

A tendência para o êxito dos sul-coreanos repetiu-se na categoria dos Utilitários, por sinal a mais disputada, com um total de nove concorrentes; todas as outras contaram apenas com três participantes. O melhor entre os Utilitários foi o Kia Rio 1.1 CRDi ISG TX (a Kia faz parte do grupo Hyundai). Nos Familiares Compactos, o preço de aquisição ditou a vitória do eléctrico Renault Fluence Z.E. Dynamique. Já a dos Familiares Compactos de Prestígio foi ganha pelo Lexus CT200h. A dos Familiares Médios registou uma vitória repartida, com os "gémeos" Chevrolet Volt e Opel Ampera a vencerem ex-aequo. Sem surpresa, a mesma Hyundai i40 Wagon impôs-se no grupo das Carrinhas Médias, ao passo que nos Crossover o melhor foi o Nissan Juke 1.5 dCi Kuro Tekna.

Tal como na edição de 2011, os leitores da AutoMotor voltaram a eleger o seu próprio vencedor: o Fiat Punto Evo My Life GPL Bi-Fuel. Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa ao Peugeot 3008 HYbrid4, o primeiro híbrido a diesel de grande produção do mundo.

--%>