Fugas - motores

DR

O Up! que pisca o olho às famílias

Por Carla B. Ribeiro

Depois de ter desbravado caminho com a versão de 3 portas, a Volkswagen acaba de apresentar o Up! de 5 portas, que deverá chegar ao mercado nacional em Junho, por mais 450€.
Com mais duas portas, o pequeno Up! palmilha caminho para se afirmar não só entre os mais jovens como entre as famílias: tornou-se mais fácil para os passageiros de trás entrar ou sair da viatura, assim como a colocação de cadeiras de bebé foi facilitada (dispõe de Isofix, piscando o olho a jovens pais), ao que não será alheio o facto de as duas portas traseiras suportarem uma abertura de quase 90º.

A habitabilidade no banco de trás prevê espaço q.b. para as pernas e os interiores incluem materiais confortáveis para suportar deslocações curtas e médias a dois passageiros. Mas o bem-estar sai prejudicado pelo facto de os vidros não abrirem, fruto do desenho recortado das portas. É possível, no entanto, deixar entrar um arzinho através do sistema de abertura em compasso. De resto, todas as dimensões foram mantidas, incluindo a interessante bagageira de 251 litros que, com os bancos rebatidos, pode atingir os 951 litros.

Resumindo, a inclusão das duas portas traseiras apenas se reflectiu no encurtamento do par da frente, o que alterou o aspecto das ilhargas do carro: enquanto na versão de três portas, a linha inferior das janelas cresce em direcção ao pilar C, neste 5 portas, a linha corta o carro a meio.

O pequeno modelo da VW com 5 portas, que a marca descreve como um "verdadeiro carro do povo" e que aponta para que venha a representar 60% das vendas do Up!, apresenta-se tal como o seu irmão de 3 portas com duas motorizações: ambas com um motor de três cilindros e 999cm3, que pode debitar 75cv (uma versão que se revela pujante nos pequenos sarilhos do trânsito) ou 60cv. Com emissões de CO2 abaixo dos 100 g/km, segundo os dados do fabricante, os consumos situam-se à volta dos quatro litros (4,1 no de 60cv; 4,2, no de 75cv) - desde que na versão com tecnologia BlueMotion que inclui, entre outros equipamentos, sistema Start/Stop, recuperação da energia de travagem e pneus de baixa fricção.

O pequeno citadino chega com uma caixa manual de cinco velocidades, mas vai passar a poder ser equipado com transmissão automática - acresce cerca de 700€ e 29 kg - e, em qualquer versão de equipamento escolhida, inclui sistema automático de travagem de emergência, accionado quando, entre os 5 e os 30 km/h, um sensor laser integrado na parte superior do pára-brisas detecta um risco eminente de colisão. O mecanismo valeu à Volkswagen o Prémio Euro NCAP Advanced 2012, organismo que atribuiu pontuação máxima ao Up! nos testes de colisão.

O Up! é comercializado em três versões de equipamento: a versão de acesso take up!; move up!, a que acrescem factores de conforto; e a high up!, a versão exclusiva, que surge também nas variantes black up! e white up! que incluem o maps+more (sistema de navegação, multimédia, bluetooth e informação de bordo), espelhos retrovisores exteriores cromados, inserções exteriores cromadas e vidros escurecidos.

--%>