Fugas - motores

Elegância exterior com espaço interior

Por João Palma

A família 08 da Peugeot cresce com mais um modelo da muito importante série 200. Um design distinto para 3 ou 5 portas, novos equipamentos e económicos motores tornam o 208 uma proposta atractiva. Pena não estar prevista uma carrinha.
A partir do próximo dia 19 vai estar à venda o novo utilitário da Peugeot, o 208, que é uma ruptura face ao 207. O 208 tem duas carroçarias (3 e 5 portas) com visual distinto, três níveis de equipamento (Access, Active e Allure), cinco motores a gasolina e três a gasóleo. Os preços vão desde os 12.700€ do 1.0 VTi, de 68cv, a gasolina, Access, 3 portas, até aos 21.550€ do 1.6 e-HDi de 115cv, a gasóleo, Allure, com 5 portas. Ao contrário do 207, o 208 não tem prevista uma versão carrinha, o que não deixará de ser desvantajoso num mercado como o português, particularmente adepto deste tipo de carroçaria.

No lado positivo, está um design atraente, habitáculo ergonómico, novos equipamentos e o naipe de motores. Para 2013, estão previstos um coupé-cabriolet, um roadster com capota de lona e uma versão GTI desportiva, que usará o motor 1.6 THP, a gasolina, com 200cv do RCZ. Outro derivado do 208 será o 2008 (nome possível), um pequeno SUV (Sports Utility Vehicle) previsto para finais de 2013.

As três escolhas a gasóleo, 1.4 HDi de 68cv e 1.6 HDi de 92cv e 115cv, têm emissões de CO2 inferiores a 100 g/km, com destaque para o 1.4 e-HDi de 68cv com caixa manual pilotada de 5 relações, que anuncia médias consumo de 3,4 l/100 km e 87 g/km de emissões de CO2. Entre os cinco propulsores a gasolina, há dois, ambos tricilíndricos com 12 válvulas, que são uma estreia: 1.0 VTi com 68cv (previsto para Setembro) e 1.2 VTi de 82cv (lançamento em Julho). Ambos têm baixos consumos e emissões e pertencem à nova geração de tricilíndricos mais silenciosos, sem o característico ruído de "máquina de costura".

A Peugeot aposta no 1.2 VTi de 82cv, um motor vivo e enérgico, cuja diferença de preço face ao 1.0 VTi de 68cv é de 500€. No lado do gasóleo, prevê-se que o mais vendido será o 1.4 e-HDi de 68cv com caixa manual. Nos níveis de equipamento, o mais atractivo é o Active. Os dois novos motores a gasolina são de injecção indirecta sem turbo, mas a Peugeot irá introduzir, em 2013, injecção directa e turbo, o que lhes irá melhorar as performances. O 1.6 THP de 155cv e o 1.6 HDi de 115cv têm caixa manual de 6 velocidades, todos os outros motores trazem caixa manual de 5 velocidades. Em opção, o 1.4 e-HDi de 68cv pode ter caixa manual pilotada de 5 relações e o 1.6 HDi de 92cv caixa pilotada de 6 relações.

Bonito e compacto, com o espaço interior bem aproveitado, o 208 é mais curto do que o 207 (3,96m para 4,04m) e pesa menos 110 kg. No entanto, face ao 207, há mais 5cm para os joelhos atrás e a mala tem 311 litros, mais 15 do que a do 207. O visual do 5 portas é distinto do de 3 portas. No nível Allure, os retrovisores externos são cromados, bem como o contorno dos vidros. O painel de instrumentos está elevado em relação ao volante para facilitar a consulta sem tirar os olhos da estrada. O volante é pequeno e ergonómico, mas, consoante a posição de condução de cada um, poderá tapar o painel de instrumentos. A partir do nível Active, o 208 tem um ecrã táctil a cores de 7mm multifunções - rádio, kit mãos livres Bluetooth, entrada USB. Por mais 490€, inclui sistema de navegação. O leitor de CD é opção e custa 90€.

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