Fugas - motores

Mais um passo em frente na segurança

Por João Palma

A Volvo sempre se distinguiu pelo seu pioneirismo em termos de segurança e agora volta a inovar com um airbag para peões no novo V40, que, sendo "o Volvo mais seguro de sempre", também se destaca pela economia de consumos.
Cinto de segurança de três pontos, 3.ª luz de travagem, airbags laterais e de cortina - estes são alguns dos muitos dispositivos de segurança estreados em carros da Volvo. Agora, com o V40, um hatchback de 5 portas do segmento C Premium, o fabricante sueco volta a inovar, com um airbag que protege os peões contra embates no pára-brisas. O Volvo V40, que já pode ser encomendado, estará à venda em Portugal em Julho/Agosto, com dois motores a gasóleo e um a gasolina e preços desde 28.150€.

O V40 foi apresentado no Centro Champallimaud, em Lisboa, que, de 31 de Maio a 10 de Julho, será a sede da escala portuguesa da regata à volta do mundo Volvo Ocean Race. Para além de várias actividades abertas ao público, a Volvo fará uma edição especial Volvo Ocean Race dos seus modelos V60, V70, XC60 e XC70 e oferece o equivalente em combustível a uma volta ao mundo (30.000 km) na compra de qualquer veículo da marca.

Os dois motores a gasóleo do V40 (1560cc, 4 cilindros e 115cv; 1984cc, 5 cilindros e 177cv) vêm com uma caixa manual de 6 velocidades e o de 177cv também pode ter uma caixa automática de 6 relações. Ambos têm consumos e emissões reduzidos, em especial o 1.6 de 115cv. O motor a gasolina, com 1596cc, 4 cilindros e 180cv é de origem Ford e traz uma caixa manual de 6 velocidades ou, em opção, uma automática também de 6 relações.

Noutros mercados haverá, a gasolina, uma variante do bloco 1.6 com 150cv, dois 2.0 de 5 cilindros, com 180cv e 213cv, e um 2.5 de 5 cilindros e 254cv. A gasóleo, há uma versão do 2.0 com 150cv.

O Volvo V40, produzido na Bélgica, adopta uma designação que já existiu na marca sueca, mas é um carro novo. Tal como o Volvo S40, que irá substituir, usa a plataforma do Ford Focus, que foi modificada e o chassis pode ter duas configurações: Dynamic (standard) e Sport (rebaixado 10mm, com suspensão mais rígida). Com 4,37m de comprimento, 1,80m de largura, 1,42m de altura e uma mala de 335 litros, o design elegante e desportivo de linhas fluidas e contornos vincados do V40 assemelha-se ao do V60; as luzes de dia, de posição, dos piscas e a 3.ª luz de travão são em LED. No interior, com bons materiais e acabamentos, o tablier tem o design dos modelos actuais da Volvo, com consola central flutuante, e o painel de instrumentos pode ter três tipos de visores digitais: Eco, Elegance e Performance.

Este dois volumes compacto tem dois níveis de equipamento, Kinetic e Momentum, mas não há ainda informação sobre os conteúdos de cada um. Porém, os responsáveis da marca sueca afirmam que este é o Volvo mais seguro de sempre e, apesar de o V40 ainda não ter sido submetido aos testes do Euro NCAP, visam obter a pontuação máxima com base nos parâmetros mais rigorosos de 2012.

Para tal, além do novo airbag para peões, tem airbags frontais, laterais à frente, de cortina e de joelhos para o condutor, controlo de estabilidade e sistema de travagem automático City Safety, com detecção de peões ou outros obstáculos, que funciona até 50 km/h (nos actuais modelos da Volvo o limite é de 35 km/h). Também pode ter detecção de veículos em ângulo morto, correcção de saída involuntária de faixa (entre 65 km/h e 200 km/h), apresentação dos sinais de trânsito no painel de instrumentos, controlo automático de máximos, cruise control adaptativo, com alerta da distância para o veículo da frente, detecção e aviso de fadiga do condutor e sistema de estacionamento automático.

--%>