O V40 foi apresentado no Centro Champallimaud, em Lisboa, que, de 31 de Maio a 10 de Julho, será a sede da escala portuguesa da regata à volta do mundo Volvo Ocean Race. Para além de várias actividades abertas ao público, a Volvo fará uma edição especial Volvo Ocean Race dos seus modelos V60, V70, XC60 e XC70 e oferece o equivalente em combustível a uma volta ao mundo (30.000 km) na compra de qualquer veículo da marca.
Os dois motores a gasóleo do V40 (1560cc, 4 cilindros e 115cv; 1984cc, 5 cilindros e 177cv) vêm com uma caixa manual de 6 velocidades e o de 177cv também pode ter uma caixa automática de 6 relações. Ambos têm consumos e emissões reduzidos, em especial o 1.6 de 115cv. O motor a gasolina, com 1596cc, 4 cilindros e 180cv é de origem Ford e traz uma caixa manual de 6 velocidades ou, em opção, uma automática também de 6 relações.
Noutros mercados haverá, a gasolina, uma variante do bloco 1.6 com 150cv, dois 2.0 de 5 cilindros, com 180cv e 213cv, e um 2.5 de 5 cilindros e 254cv. A gasóleo, há uma versão do 2.0 com 150cv.
O Volvo V40, produzido na Bélgica, adopta uma designação que já existiu na marca sueca, mas é um carro novo. Tal como o Volvo S40, que irá substituir, usa a plataforma do Ford Focus, que foi modificada e o chassis pode ter duas configurações: Dynamic (standard) e Sport (rebaixado 10mm, com suspensão mais rígida). Com 4,37m de comprimento, 1,80m de largura, 1,42m de altura e uma mala de 335 litros, o design elegante e desportivo de linhas fluidas e contornos vincados do V40 assemelha-se ao do V60; as luzes de dia, de posição, dos piscas e a 3.ª luz de travão são em LED. No interior, com bons materiais e acabamentos, o tablier tem o design dos modelos actuais da Volvo, com consola central flutuante, e o painel de instrumentos pode ter três tipos de visores digitais: Eco, Elegance e Performance.
Este dois volumes compacto tem dois níveis de equipamento, Kinetic e Momentum, mas não há ainda informação sobre os conteúdos de cada um. Porém, os responsáveis da marca sueca afirmam que este é o Volvo mais seguro de sempre e, apesar de o V40 ainda não ter sido submetido aos testes do Euro NCAP, visam obter a pontuação máxima com base nos parâmetros mais rigorosos de 2012.
Para tal, além do novo airbag para peões, tem airbags frontais, laterais à frente, de cortina e de joelhos para o condutor, controlo de estabilidade e sistema de travagem automático City Safety, com detecção de peões ou outros obstáculos, que funciona até 50 km/h (nos actuais modelos da Volvo o limite é de 35 km/h). Também pode ter detecção de veículos em ângulo morto, correcção de saída involuntária de faixa (entre 65 km/h e 200 km/h), apresentação dos sinais de trânsito no painel de instrumentos, controlo automático de máximos, cruise control adaptativo, com alerta da distância para o veículo da frente, detecção e aviso de fadiga do condutor e sistema de estacionamento automático.