A Fugas conduziu a carrinha i40, a gasóleo, carroçaria e motorização que em Portugal representam a maior fatia de vendas neste segmento, com o propulsor que será, previsivelmente, o preferido de potenciais clientes deste veículo - o económico motor 1.7 CRDi com 115cv (há ainda mais dois propulsores: 1.6 GDI 135cv, a gasolina, e a variante de 136cv do bloco 1.7 CRDi).
Esta i40 1.7 CRDi de 115cv parece que foi feita à medida para o mercado português. Está razoavelmente equipada, tem um preço sensato no nível Blue Comfort e o motor está adequado a um carro com características familiares - isto é, para um veículo sem aspirações desportivas, mas privilegia uma condução normal, calma e confortável. No entanto, com o binário máximo disponível logo às 1250 rpm é competente nas acelerações e recuperações, tem uma boa suspensão e é estável, mormente nas curvas, que descreve com precisão e sem adornar.
A caixa manual de 6 velocidades é "elástica". O veículo aguenta-se bem, mesmo em subidas mais acentuadas em 6.ª, relação que apresenta uma desmultiplicação longa para maior economia de consumos. Num percurso misto, obtivemos uma média de 5,8 l/100 km, um bom valor para um carro de 1,8 toneladas. Outros factores que contribuem para a poupança de combustível é o sistema Start & Stop de paragem e arranque automáticos do motor, a sugestão de mudança de velocidade no painel de instrumentos e um modo de condução Eco, selecionável no computador de bordo, que, entre outras coisas, suaviza as acelerações.
Fabricado na Coreia do Sul, o Hyundai i40 foi concebido e desenhado no centro de I&D da Hyundai, em Russelsheim (Alemanha), para satisfazer os gostos e exigências dos condutores europeus. Cinco pessoas sentam-se à vontade no habitáculo, que tem muitos espaços para colocar objectos. Os acabamentos e materiais macios dão uma impressão de qualidade, os bancos são confortáveis e o painel de instrumentos de fácil leitura e manuseio.
Num carro destas dimensões, a câmara de visão traseira e os sensores de estacionamento opcionais são preciosos auxiliares. Com estes dispositivos, aliados a uma boa brecagem, é mais fácil do que seria previsível estacionar em espaços apertados.
O nível de equipamento desta carrinha está à altura do exigível para um veículo familiar do segmento D, com especial destaque para o capítulo da segurança, onde a Hyundai i40 obteve o máximo de 5 estrelas nos testes do Euro NCAP pelos parâmetros de 2011 (os deste ano já são mais exigentes), com 96% na protecção de adultos, 86% nas crianças, 86% nos dispositivos auxiliares de segurança e 43% nos peões. Destaque para a boa protecção contra o efeito de chicote em embates traseiros oferecida pelos encostos de cabeça e para os sete airbags, incluindo o de joelhos para o condutor.
Outros pontos positivos são a garantia de 5 anos sem limite de quilómetros, com assistência em viagem e verificações anuais ao veículo e o intervalo entre as revisões (30.000 km ou 2 anos).
No nível de entrada, Blue Classic, a i40 1.7 CRDi custa 27.250€. O veículo que nos foi disponibilizado tinha o nível de equipamento Blue Comfort e um preço-base de 30.490€, a que se somaram 1830€ do Pack Tecno (comando à distância, arranque por botão, sistema de som Autonet, câmara de estacionamento traseira e sistema de navegação com ecrã táctil), 680€ do Pack Blue Comfort (sensores de estacionamento à frente e atrás, vidros escurecidos) e 450€ da pintura metalizada, num total de 33.450€.
BARÓMETRO
+ Consumos, espaço interior e bagageira, funcionalidade, equipamento
- Pneus de qualidade melhorável; visibilidade reduzida pelo vidro traseiro
PORMENORES
Visibilidade limitada
Não há carros perfeitos e o i40 não foge à regra. Tem amplos retrovisores laterais e o modelo que conduzimos, para além de sensores de estacionamento à frente e atrás, também dispunha de uma câmara de visão traseira, utilíssima quando se trata de arrumar um veículo com quase 5 metros. No entanto, é melhor esquecer o retrovisor interior, porque a visibilidade pelo óculo traseiro é reduzida ou mesmo quase nula quando há passageiros nos bancos de trás.
Prática e funcional
A mala do i40 não é das maiores, se comparada com outros modelos do segmento D, mas tem formas regulares, um fundo plano com os bancos traseiros rebatidos, é de fácil acesso e dispõe de uma rede para prender objectos mais pequenos. Além disso, tem ainda dois práticos compartimentos laterais e, sob o piso, um segundo fundo onde se podem esconder pequenos volumes. Outra nota positiva é o facto de, debaixo desse fundo, se encontrar um conjunto de pneu e jante sobresselentes das mesmas dimensões das outras rodas.
Solidariedade coreana
Se os construtores automóveis sul-coreanos estão hoje na linha da frente em termos de fiabilidade mecânica e segurança, com veículos que ombreiam com os dos fabricantes europeus e japoneses, já no que se refere à produção de pneus, os fabricantes da Coreia do Sul ainda têm um longo caminho a percorrer para terem modelos com performances comparáveis às das marcas mais reputadas. Talvez por ser fabricado na Coreia do Sul, o Hyundai i40 traz "calçado" conterrâneo. Mas este carro já merece uns pneus melhores.
Prevenção de pequenos toques
Além da nítida melhoria nos acabamentos e da qualidade de materiais usados no habitáculo, com superfícies macias em vez dos plásticos duros de visual e toque menos agradável que eram a norma nos carros coreanos, a Hyundai preocupou-se com a funcionalidade, a economia e o conforto de condução do i40, com uma profusão de dispositivos auxiliares da condução. Um exemplo é a função Auto Hold, que, independente do travão de estacionamento eléctrico, segura o carro no arranque em subidas ou descidas, impedindo que descaia.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1685cc
Potência: 115cv às 4000 rpm
Binário: 260 Nm entre as 1250 e as 2750 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Alimentação: Injecção directa multiponto por rampa comum com turbo de geometria variável e permutador de calor
Combustível: Gasóleo
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: Independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora, à frente; independente, tipo multilink, com molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira; assistida electronicamente
Travões: Discos ventilados, à frente; discos, atrás
Dimensões
Comprimento: 4770 mm
Largura: 1815 mm
Altura: 1470 mm
Peso: 1713 kg
Pneus: 205/60 R16 V (jante e pneu sobressalente iguais)
Capac. depósito: 70 litros
Capac. mala: 534 litros (1700, com bancos traseiros rebatidos)
Prestações*
Velocidade máxima: 190 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 12,9s
Consumo misto: 4,3 litros/100 km
Emissões de CO2: 113 g/km
Preço: 30.490€ (unidade ensaiada, 33.450€)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim, com distribuição electrónica de travagem e assistência à travagem de emergência
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Sim
Airbags laterais traseiros: Não (de série no nível Premium)
Controlo de tracção: Sim
Programa electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças atrás: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Retrovisores com regulação e rebatíveis electricamente: Sim
Vidros escurecidos: Opção (incluída no Pacote Blue Comfort, 680€)
Pintura metalizada: Opção (450€)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Botão de arranque do motor: Sim
Travão de estacionamento automático: Sim
Auxílio ao arranque em subida: Sim
Climatizador duplo: Sim
Abertura interior do depósito: Não
Abertura da mala do interior: Sim, com o comando à distância
Bancos do condutor ajustável em altura e profundidade: Sim
Jantes de liga leve: Sim (de 16'')
Rádio CD com MP3: Sim
Porta USB: Sim
Conexão Bluetooth: Sim, com reconhecimento de voz
Sistema de Navegação: Opção (incluída no pacote Tecno, 1830€)
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Sim
Bancos eléctricos: Sim
Bancos aquecidos: Não
Estofos em pele: Não
Tecto panorâmico eléctrico: Opção, 1130€
Regulador de velocidade: Sim
Sensores de chuva e luminosidade: Sim
Sensores dianteiros e traseiros de estacionamento: Opção, pacote Blue Comfort
Câmara traseira de ajuda ao estacionamento: Opção, pacote Tecno
Indicador da pressão dos pneus: Não
Luzes diurnas: Sim, em LED
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Faróis bixénon: Não