A Fugas conduziu a carrinha i40, a gasóleo, carroçaria e motorização que em Portugal representam a maior fatia de vendas neste segmento, com o propulsor que será, previsivelmente, o preferido de potenciais clientes deste veículo - o económico motor 1.7 CRDi com 115cv (há ainda mais dois propulsores: 1.6 GDI 135cv, a gasolina, e a variante de 136cv do bloco 1.7 CRDi).
Esta i40 1.7 CRDi de 115cv parece que foi feita à medida para o mercado português. Está razoavelmente equipada, tem um preço sensato no nível Blue Comfort e o motor está adequado a um carro com características familiares - isto é, para um veículo sem aspirações desportivas, mas privilegia uma condução normal, calma e confortável. No entanto, com o binário máximo disponível logo às 1250 rpm é competente nas acelerações e recuperações, tem uma boa suspensão e é estável, mormente nas curvas, que descreve com precisão e sem adornar.
A caixa manual de 6 velocidades é "elástica". O veículo aguenta-se bem, mesmo em subidas mais acentuadas em 6.ª, relação que apresenta uma desmultiplicação longa para maior economia de consumos. Num percurso misto, obtivemos uma média de 5,8 l/100 km, um bom valor para um carro de 1,8 toneladas. Outros factores que contribuem para a poupança de combustível é o sistema Start & Stop de paragem e arranque automáticos do motor, a sugestão de mudança de velocidade no painel de instrumentos e um modo de condução Eco, selecionável no computador de bordo, que, entre outras coisas, suaviza as acelerações.
Fabricado na Coreia do Sul, o Hyundai i40 foi concebido e desenhado no centro de I&D da Hyundai, em Russelsheim (Alemanha), para satisfazer os gostos e exigências dos condutores europeus. Cinco pessoas sentam-se à vontade no habitáculo, que tem muitos espaços para colocar objectos. Os acabamentos e materiais macios dão uma impressão de qualidade, os bancos são confortáveis e o painel de instrumentos de fácil leitura e manuseio.
Num carro destas dimensões, a câmara de visão traseira e os sensores de estacionamento opcionais são preciosos auxiliares. Com estes dispositivos, aliados a uma boa brecagem, é mais fácil do que seria previsível estacionar em espaços apertados.
O nível de equipamento desta carrinha está à altura do exigível para um veículo familiar do segmento D, com especial destaque para o capítulo da segurança, onde a Hyundai i40 obteve o máximo de 5 estrelas nos testes do Euro NCAP pelos parâmetros de 2011 (os deste ano já são mais exigentes), com 96% na protecção de adultos, 86% nas crianças, 86% nos dispositivos auxiliares de segurança e 43% nos peões. Destaque para a boa protecção contra o efeito de chicote em embates traseiros oferecida pelos encostos de cabeça e para os sete airbags, incluindo o de joelhos para o condutor.