Fugas - motores

  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio

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A essência do espírito desportivo

BARÓMETRO

+ Manobrabilidade e prazer de condução, espaços no habitáculo para pequenos objectos como o telemóvel, preço competitivo

- Ausência de comandos no volante e de algum equipamento comum em carros deste nível de preço; kit de reparação de pneus

PORMENORES

Um mar de contradições

Este carro não pode ser avaliado pelos padrões normais de qualidade comuns a outros modelos. Por exemplo, nos acabamentos, o revestimento do tablier é macio e de tacto agradável, mas há também, à mistura, materiais de qualidade inferior, como é o caso do da tampa do fundo da bagageira, que é pior do que se encontra em muitos carros baratos. Também não há comandos no volante, à excepção da manete do controlo de estabilidade, mas em contrapartida dispõe de um ecrã táctil, em posição central e fácil de manusear, para aceder às funções de som, telefone e, em opção, a um sistema de navegação.

Um carro para pilotar

O Toyota GT86 é um carro para quem gosta de conduzir e sentir que tem de dominar o carro em vez de ser o carro a controlar o condutor. Os controlos de tracção (até 50 km/h) e de estabilidade podem ser desligados (no caso do controlo de estabilidade há uma posição VSC Sport em que o sistema só intervém mais tarde), para um condução desportiva, tanto em estradas sinuosas como em circuito, os seus habitats por excelência: o emblema distintivo do GT86 é um pistão com o número 86 estilizado, que também representa as quatro rodas do carro em derrapagem controlada.

Puro e duro

O Toyota GT86 (e o seu irmão Subaru BRZ) usa o motor 2.0 de 4 cilindros opostos da Subaru a que se juntou a tecnologia D4-S da Toyota que efectua tanto injecção directa como indirecta ou a combinação das duas. Ao conceber este carro, Tetsuya Tsada, engenheiro-chefe da Toyota, estabeleceu que teria de ter tracção traseira e um motor atmosférico que pudesse ser colocado numa posição baixa (para melhorar o centro de gravidade), com 100cv por litro e que atingisse altas rotações sem auxílio de um turbo. Este motor apresenta 86mm de diâmetro e 86mm de curso dos pistões.

Uma "modernice" dispensável

Num modelo que procura ser fiel a um estilo e espírito desportivo puro dos carros que inspiraram o GT86, como os Toyota AE86, Sports 800 e 2000GT, é uma desilusão abrir a tampa da bagageira e, ao levantar a cobertura do fundo (em material baratucho e de fraca qualidade), depararmos o espaço existente para o pneu sobressalente preenchido com uma modernice lamentável - um kit de "reparação" de pneus. Os carros em que o GT86 se inspirou tinham pneu sobresselente e essa seria uma boa tradição para se manter.

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