A berlina de 4 portas estará à venda em Outubro. O motor diesel 2.0 Biturbo de 195cv, disponível para os 3, 5 portas e carrinha, virá no primeiro trimestre de 2013. Embora este propulsor seja no essencial o mesmo que foi estreado no Opel Insignia, sofreu alterações na sua arquitectura para caber no menor compartimento de motor do Astra. Por isso, as suas performances e consumos variam ligeiramente não só em função da carroçaria, mas também devido a essas modificações.
Com este motor e o 2.0 turbo, a gasolina, o leque de motorizações do Opel Astra é agora extenso, com oito a gasolina e cinco a gasóleo (em Portugal, só quatro a gasolina e outras tantas a gasóleo; todas elas, incluindo a 2.0 de 280cv, com sistema Start & Stop de paragem e arranque automáticos do motor) e potências que vão do 1.4 a gasolina de 87cv (não comercializado em Portugal) até aos 280cv e médias de consumos e emissões desde os 3,7 l/100 km e 99 g/km de CO2 do 1.7 CDTI, a gasóleo, com 130cv na versão 5p até aos 8,1 l/100 km e 189 g/km de CO2 do desportivo Astra OPC.
A berlina de 4 portas e 3 volumes tem como alvo principal os mercados em expansão da Europa do Leste e Central, com destaque para a Rússia, onde este tipo de carroçaria tem muito acolhimento. Por isso, esta nova versão do Astra foi recentemente apresentada no Salão de Moscovo e as previsões da Opel apontam para que 75% das vendas da berlina se processem nesses mercados. O Astra de 4 portas pode ter os motores 1.4 turbo, a gasolina, de 140cv, e a diesel os 1.3 CDTI de 95cv e 1.7 CDTI de 130cv. Com a berlina de 3 volumes, só fica a faltar um Astra descapotável para que o leque de oferta seja completo.
Curioso é o facto de no Astra, para motorizações idênticas, os consumos e emissões mais elevados se verificarem no coupé GTC de 3 portas (superiores mesmo aos da carrinha), ao contrário do que acontece em outros modelos com o mesmo tipo de carroçarias, onde os valores de referência se verificam nas versões de 3 portas. Ainda no que se refere aos consumos, o motor a gasóleo menos potente, o 1.3 CDTI de 95cv tem consumos e emissões superiores e performances inferiores ao 1.7 CDTI de 130cv. A razão dever-se-á a um subdimensionamento do propulsor menos potente para deslocar os cerca de 1400 kg do Astra. Por isso, talvez valha a pena pensar em despender mais cerca de 2300€ (no caso do 5 portas) e optar pelo 1.7 CDTI.
Quanto a dimensões, os 4 portas, 5 portas e carrinha variam no comprimento (5p, 4419 mm; 4p, 4658 mm; carrinha, 4698 mm), altura (4p e 5p, 1500 mm; carrinha 1535 mm), sendo a largura idêntica (1814 mm). Já o 3p, tem 4466 mm de comprimento, 1489 mm de altura e 1840 mm de largura.
Em termos de design, o Astra renovado apresenta três visuais distintos, o normal, o do biturbo a gasóleo e o do OPC. Em especial nestas duas últimas versões, as alterações na frente e na traseira (grelha, pára-choques e grupos ópticos) tornaram o Astra mais dinâmico e desportivo. No interior, para além de novos revestimentos e acabamentos, destaque para o facto de todos os modelos virem equipados com bancos dianteiros ergonómicos.
Entra as outras novidades, referência para a nova geração (a 2.ª), mais aperfeiçoada, do sistema Opel Eye de reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de saída de faixa, indicação da distância para o carro da frente e alerta de colisão dianteira, bem como uma melhoria do sistema porta-bicicletas FlexFix, integrado no pára-choques traseiro, com maior facilidade de abertura da mala sem necessidade de desmontar as bicicletas.
O resto, inclusive dispositivos como o sistema de iluminação adaptativa AFL e os níveis de equipamento, mantém-se.
Opel Astra
Motorizações Veloc. Máx. Consumo Médio Emissões CO2 Preço em €*
1.4 MT5 (100cv) 178 km/h 5,3 l/100 km (gasolina) 124 g/km 20.750*
1.4 Turbo MT6 (140cv) 202 km/h 5,5 l/100 km (gasolina) 129 g/km 24.900**
1.6 Turbo MT6 (180cv) 221 km/h 6,8 l/100 km (gasolina) 159 g/km 26.650**
2.0 Turbo MT6 (280cv) 250 km/h 8,1 l/100 km (gasolina) 189 g/km 38.500***
1.3 CTDI MT5 (95cv) 175 km/h 4,0 l/100 km (gasóleo) 106 g/km 23.200*
1.7 CTDI MT6 (130cv) 201 km/h 3,7 l/100 km (gasóleo) 99 g/km 25.500*
2.0 CTDI MT6 (165cv) 212 km/h 4,0 l/100 km (gasóleo) 119 g/km 32.800**
2.0 CTDI MT6 226 km/h 5,1 l/100 km (gasóleo) 134 g/km a definir****
(Biturbo, 195cv)
* Nível de equipamento Enjoy
** Nível de equipamento Cosmo
*** Nível OPC, carroçaria de 3 portas
**** Lançamento no 1.º trimestre de 2013
Dados e preços para a versão de 5 portas com caixa manual. Os preços são os actuais e devem manter-se para as carroçarias e motorizações já existentes. O sedan de 4 portas deverá ter preços semelhantes ao hatchback de 5p.