Fugas - motores

Gama completa renovada e um novo 3 volumes

Por João Palma

Deseja um veículo económico? Ou um potente desportivo? Gasóleo ou gasolina? Carrinha, 5 portas, coupé ou 4 portas? O multifacetado Opel Astra responde a todas estas preferências.
A Opel aproveitou a renovação da 4.ª geração do seu modelo compacto do segmento C, o Astra, datada de 2009, para alargar e diversificar a oferta de versões disponíveis. Nas carroçarias, para além do coupé de 3 portas (GTC), hatchback de 5 portas e carrinha (Sports Tourer), introduz um sedan de 4 portas e 3 volumes. Quanto a motores, destaque para os 2.0 turbo a gasolina com 280cv do desportivo OPC e o biturbo 2.0, a gasóleo, com 195cv estreado no Insignia.

A berlina de 4 portas estará à venda em Outubro. O motor diesel 2.0 Biturbo de 195cv, disponível para os 3, 5 portas e carrinha, virá no primeiro trimestre de 2013. Embora este propulsor seja no essencial o mesmo que foi estreado no Opel Insignia, sofreu alterações na sua arquitectura para caber no menor compartimento de motor do Astra. Por isso, as suas performances e consumos variam ligeiramente não só em função da carroçaria, mas também devido a essas modificações.

Com este motor e o 2.0 turbo, a gasolina, o leque de motorizações do Opel Astra é agora extenso, com oito a gasolina e cinco a gasóleo (em Portugal, só quatro a gasolina e outras tantas a gasóleo; todas elas, incluindo a 2.0 de 280cv, com sistema Start & Stop de paragem e arranque automáticos do motor) e potências que vão do 1.4 a gasolina de 87cv (não comercializado em Portugal) até aos 280cv e médias de consumos e emissões desde os 3,7 l/100 km e 99 g/km de CO2 do 1.7 CDTI, a gasóleo, com 130cv na versão 5p até aos 8,1 l/100 km e 189 g/km de CO2 do desportivo Astra OPC.

A berlina de 4 portas e 3 volumes tem como alvo principal os mercados em expansão da Europa do Leste e Central, com destaque para a Rússia, onde este tipo de carroçaria tem muito acolhimento. Por isso, esta nova versão do Astra foi recentemente apresentada no Salão de Moscovo e as previsões da Opel apontam para que 75% das vendas da berlina se processem nesses mercados. O Astra de 4 portas pode ter os motores 1.4 turbo, a gasolina, de 140cv, e a diesel os 1.3 CDTI de 95cv e 1.7 CDTI de 130cv. Com a berlina de 3 volumes, só fica a faltar um Astra descapotável para que o leque de oferta seja completo.

Curioso é o facto de no Astra, para motorizações idênticas, os consumos e emissões mais elevados se verificarem no coupé GTC de 3 portas (superiores mesmo aos da carrinha), ao contrário do que acontece em outros modelos com o mesmo tipo de carroçarias, onde os valores de referência se verificam nas versões de 3 portas. Ainda no que se refere aos consumos, o motor a gasóleo menos potente, o 1.3 CDTI de 95cv tem consumos e emissões superiores e performances inferiores ao 1.7 CDTI de 130cv. A razão dever-se-á a um subdimensionamento do propulsor menos potente para deslocar os cerca de 1400 kg do Astra. Por isso, talvez valha a pena pensar em despender mais cerca de 2300€ (no caso do 5 portas) e optar pelo 1.7 CDTI.

Quanto a dimensões, os 4 portas, 5 portas e carrinha variam no comprimento (5p, 4419 mm; 4p, 4658 mm; carrinha, 4698 mm), altura (4p e 5p, 1500 mm; carrinha 1535 mm), sendo a largura idêntica (1814 mm). Já o 3p, tem 4466 mm de comprimento, 1489 mm de altura e 1840 mm de largura.

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