No entanto, ainda há quem prefira o funcionamento de um motor a gasolina. Para estes, o Lexus GS 450h poderá constituir uma opção a considerar seriamente. Tem uma potência combinada digna de um Porsche - 343cv -, a sua mecânica é nobre, uma vez que tem por base um V6, a gasolina, de 3,5 litros apoiado por motor eléctrico, e a cereja em cima do bolo está nos consumos, não sendo difícil atingir valores médios na casa dos sete litros, o que é notável para um carro com estas características. Mesmo com um peso a rondar 1,8 toneladas, atinge 250 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 6,1s.
A Lexus beneficia do facto de a sua casa mãe, a Toyota, ter sido pioneira no desenvolvimento de veículos híbridos, com o Prius. Este avanço em relação à concorrência permite anunciar um consumo médio de 5,9 litros para o GS 450h mais simples, que passa a 6,2 nesta versão Sport. Algo que nem a BMW, hoje conhecida também pelas suas proezas no campo da redução dos consumos, consegue atingir. O BMW Active Hybrid 5 debita praticamente a mesma potência, 340cv, mas o seu consumo médio anunciado sobe para os 7,0 litros.
Entar dentro deste Lexus GS, que já vai na quarta geração, é aceder a um universo automóvel acessível a poucos. Há qualidade, solidez e requinte em tudo o que se vê e sente. Então para quem gosta de interiores em tons de preto, é o carro ideal. No entanto, tal não quer dizer que a concorrência não possa estar ainda algo acima, nomeadamente os rivais da Audi, BMW, Jaguar ou Mercedes.
Melhor ainda é conduzir o Lexus GS 450h que, mesmo nesta versão F Sport com suspensão específica, mais desportiva, mantém-se confortável, independentemente dos ritmos de condução e do estado do asfalto. Não sendo um desportivo, é uma máquina que dá prazer de conduzir, desde logo pela generosidade da sua mecânica, sempre com resposta rápida em qualquer ocasião. Mesmo no modo de regulação Eco, há sempre muito motor. Dispõe ainda das opções Normal, Sport e Sport +. Quatro modos de funcionamento que regulam a resposta do conjunto motriz, direcção e amortecedores. Fora deste comando rotativo, há ainda dois botões: 100% eléctrico e Neve. Elogie-se ainda a pronta resposta da caixa automática com um funcionamento semelhante a uma unidade de variação contínua, apesar de o efeito das "passagens" de caixa soar a falso.
À partida, um GS 450h está mais talhado para longas tiradas, eventualmente em auto-estrada. Mas este F-Sport como que envia impulsos para o cérebro de quem o conduz a pedir para espicaçá-lo numa estrada sinuosa. Onde o prazer de condução está garantido. Apesar da sua massa e volume, é um carro ágil e há sempre reserva de potência para aumentar ainda mais o ritmo. Curvar deleita, com a traseira a escorregar ligeiramente, mas sem colocar o condutor em apuros. Não se percebe exactamente se estas pequenas escorregadelas são provocadas pelo facto de o GS ser um tracção traseira ou se por dispor de quatro rodas direccionais. Seja como for, sabe bem.
Decepcionante foi verificar que, ao fim de cerca de duas dezenas de curvas fechadas cumpridas a bom ritmo, o GS 450h começou a evidenciar fadiga de travões com ruído e vibração nas travagens mais longas antecedidas de velocidade elevada. No entanto, António Costa, responsável de comunicação da Lexus, garantiu à Fugas que tal se deveu ao facto de a unidade em causa ter sido utilizada em autódromo, o que contribuiu para desgastar prematuramente as "pastilhas" dos travões.
Ou seja, nem este episódio chegou para prejudicar a opinião favorável de que este carro é credor. Haja dinheiro para o comprar e quem o fizer não ficará defraudado.
Banco traseiro Terceiro lá para fora
Quando se olha para um carro destas dimensões, imagina-se um interior espaçoso. O que até nem deixa de ser verdade. O problema é que o passageiro do meio do banco traseiro sai claramente prejudicado. É quase um castigo. O enorme túnel central, aos pés, obriga a alargar demasiado as pernas, o assento e as costas, mais duros, são desconfortáveis e, como se não bastasse tudo isto, os mais altos batem com a cabeça no tecto. Seria preferível este GS se assumir como um quatro lugares e não cinco. Em compensação, os bancos dianteiros, em pele, podem ser aquecidos ou refrescados, e dispõem de memórias das regulações.
Câmara Futuro imparável
Não é inédito, mas a Lexus propõe uma câmara de visão nocturna que projecta imagens naquele que a marca diz ser o maior ecrã da indústria automóvel. Claro que não é de borla. É preciso pagar 8 mil euros por ela e muitos já devem estar a pensar que este valor dá quase para comprar um citadino novo. Outros perguntarão se este dispositivo não contribui para distrair o condutor. Não partilhamos deste receio. A câmara transmite imagens a preto e branco e é claramente útil, nomeadamente nas estradas sem iluminação e desconhecidas. Aqui, a sua utilidade é mais do que comprovada ao mostrar o caminho muito para além do alcance dos faróis médios.
Volante Jogo do esconde
Quem está familiarizado com vários automóveis começa a procurar determinados botões e funções. Neste caso, alguns demoraram a surgir. Feita a busca, algo demorada, mas ainda assim sem recurso ao livro de instruções, percebeu-se então que se escondem atrás do volante, fora do campo de visão habitual. São os casos do comando do "Head Up Display", que projecta informações no pára-brisas, este do lado esquerdo. Já à direita, está o botão de "Hold" que permite manter o veículo imóvel num desnível, o da câmara de visão nocturna e o do travão de estacionamento eléctrico. Saliente-se ainda que o GS trata bem os seus ocupantes com um ar condicionado que desodoriza o ambiente e hidrata os ocupantes.
Bagageira Limitações justificadas
Devido à colocação das baterias do motor eléctrico atrás dos bancos posteriores, a bagageira deste GS não é tão grande como poderia ser. No entanto, ela é, ainda assim, grande, com 482 litros (330 no anterior GS!). Mais problemático será transportar objectos compridos, uma vez que as costas dos bancos não rebatem. Já num carro desta categoria e preço não se compreende como é que o tecto da bagageira não é forrado e não seria nenhum exagero a Lexus ter colocado um sistema de abertura/fecho eléctrico da mala. O GS dispõe ainda de "kit" anti-furo, um sistema que já deu várias provas da sua ineficácia.
BARÓMETRO
+ Consumos, prestações, condução, conforto, qualidade
- Terceiro lugar central, bancos traseiros que não rebatem, bagageira aquém do expectável
FICHA TÉCNICA
MECÂNICA
Cilindrada: 3456cc + motor eléctrico
Potência combinada: 343cv às 6000 rpm
Binário: 352 Nm às 4500 rp
Cilindros: 6, em V
Válvulas: 24
Alimentação: Injecção electrónica directa e indirecta
Tracção: traseira
Caixa: Automática, de variação contínua
Suspensão: Braços sobrepostos, à frente; multibraços atrás; amortecedores magnéticos nas quatro rodas
Direcção: Pinhão e cremalheira, assitida
Travões: Discos ventilados à frente e atrás
DIMENSÕES
Comprimento: 485 cm
Largura: 184 cm
Altura: 145,5 cm
Distância entre eixos: 285 cm
Peso: 1825 kg
Pneus: 235/40 R19, frente; 265/40 R 19 atrás
Capac. depósito: 66 litros
Capac. mala: 482 litros
PRESTAÇÕES*
Veloc. máxima: 250 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 6,1s
Consumo misto: 6,1 litros/100 km
Emissões CO2: 145 g/km
* Dados do construtor
Preço: 85.535 €
EQUIPAMENTO
SEGURANÇA
ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos do condutor: Sim
Controlo de estabilidade: Si
Controlo de tracção: Sim
VIDA A BORDO
Vidros eléctricos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Retrovisores eléctricos: Sim
Ar condicionado: Sim
Abertura do depósito no interior: Sim
Abertura da mala do interior: Sim
Jantes especiais: Sim
Rádio: Sim
Ligação Bluetooth: Sim
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Botão de ignição: Sim
Sistema Auto Start/Stop: Não
Alarme: Sim
Estofos em pele: Sim
Navegação por GPS: Sim
Regulador de velocidade: Sim
Ajuda ao arranque em subida: Sim
Sensor de pressão de pneus: Sim
Sensores de chuva: Sim
Sensores de luminosidade: Sim
Sensores de parqueamento traseiro: Sim
Sensores de parqueamento dianteiro: Sim
Faróis de xénon: Sim
Câmara de visão nocturna: Opção (8000€)
Sistema Pre-Crash: Opção (4450€)