Fugas - motores

A sétima geração de um clássico

Por João Palma

Em equipa que ganha mexe-se pouco é o princípio que tem sido seguido nas sucessivas gerações do Golf, um dos modelos icónicos do Grupo Volkswagen. As maiores diferenças entre o anterior e o novo Golf VII são mecânicas e tecnológicas.
Do Golf I, de 1974, ao Golf VII, que será lançado na primeira semana de Novembro, há uma linha de continuidade em termos de design entre as várias gerações que confere uma identidade própria a este compacto, um dos três modelos icónicos do Grupo Volkswagen, a par do VW "carocha" e do Porsche 911. Em relação ao Golf VI, as maiores diferenças verificam-se no equipamento, na mecânica e nas tecnologias. Mais barato e mais bem equipado, o Golf VII terá no início um motor a gasolina e dois a gasóleo.

O Golf VII estreia a plataforma de construção modular transversal MQB (Modularer Querbaukasten, qualquer coisa como matriz transversal modular) do grupo Volkswagen, composta por diferentes módulos que se combinam e que será a base de quase todos os futuros modelos das diferentes marcas do grupo alemão, com redução significativa de custos e aceleração dos processos de desenho e construção de novos veículos. No caso do novo Golf, a estrutura e o chassis estão mais leves, sem afectar a resistência e a eficácia.

Este é um dos principais factores da redução em 100 kg do peso do Golf VII. Menos peso, aumento da eficiência dos motores (todos turbo e com injecção directa) e sistema Start & Stop, de paragem e arranque automáticos do motor, originam uma redução média de 23% nos consumos. No lançamento, estão disponíveis um motor a gasolina, 1.2 TSI de 85cv, e dois a gasóleo, 1.6 TDI de 105cv e 2.0 TDI de 150cv, todos com baixos consumos e emissões.

A SIVA, representante da Volkswagen em Portugal, aposta no TDI de 105cv, que equipa mais de 90% dos Golf vendidos no mercado português. Esta aposta será reforçada no Verão de 2013 com a versão BlueMotion, com 110cv, que terá médias de consumos e emissões 3,2 l/100 km e 85 g/km de CO2 - uma referência no segmento.

Para além deste propulsor, estão previstos, para Janeiro de 2013, mais dois a gasolina: 1.2 TSI de 105cv e 1.4 TSI de 140cv. Este último, também usado no Audi A3, dispõe de um sistema de desactivação de dois cilindros (o 2.º e o 3.º) sempre que o motor funciona em baixos regimes (entre as 1400 e as 4000 rotações), para poupar nos consumos e emissões. Antes do Verão será disponibilizada uma versão menos potente (90cv) do 1.6 TDI. No Verão, chegam as versões mais desportivas: GTD (com motor diesel 2.0 TDI de 185cv) e GTI (motor a gasolina 2.0 TSI de 220cv). Ainda em 2013, mas mais tarde, será lançada uma versão eléctrica. O Golf traz, consoante as motorizações, uma caixa manual de 5 ou 6 velocidades, mas por mais 1750€ pode trazer a caixa automática DSG de dupla embraiagem com 6 ou 7 relações.

Com 4255 mm de comprimento, 1790 mm de largura e 1452 mm de altura, o Golf VII é 56 mm mais comprido, 28 mm mais baixo e 13 mm mais largo do que o Golf VI. Além de melhorias na aerodinâmica (Cd 0,27), o mais baixo centro de gravidade, aperfeiçoamentos na suspensão (mais dinâmica e confortável) e o diferencial electrónico dianteiro (antes exclusivo do GTI e agora de série em toda a gama) tornam o novo Golf muito estável, em particular ao curvar. Mais baixo e largo, com linhas mais vincadas, novo emblema redesenhado e ópticas dianteiras um pouco sobressaídas do capot, o Golf VII tem também um visual mais dinâmico.

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