O Golf VII estreia a plataforma de construção modular transversal MQB (Modularer Querbaukasten, qualquer coisa como matriz transversal modular) do grupo Volkswagen, composta por diferentes módulos que se combinam e que será a base de quase todos os futuros modelos das diferentes marcas do grupo alemão, com redução significativa de custos e aceleração dos processos de desenho e construção de novos veículos. No caso do novo Golf, a estrutura e o chassis estão mais leves, sem afectar a resistência e a eficácia.
Este é um dos principais factores da redução em 100 kg do peso do Golf VII. Menos peso, aumento da eficiência dos motores (todos turbo e com injecção directa) e sistema Start & Stop, de paragem e arranque automáticos do motor, originam uma redução média de 23% nos consumos. No lançamento, estão disponíveis um motor a gasolina, 1.2 TSI de 85cv, e dois a gasóleo, 1.6 TDI de 105cv e 2.0 TDI de 150cv, todos com baixos consumos e emissões.
A SIVA, representante da Volkswagen em Portugal, aposta no TDI de 105cv, que equipa mais de 90% dos Golf vendidos no mercado português. Esta aposta será reforçada no Verão de 2013 com a versão BlueMotion, com 110cv, que terá médias de consumos e emissões 3,2 l/100 km e 85 g/km de CO2 - uma referência no segmento.
Para além deste propulsor, estão previstos, para Janeiro de 2013, mais dois a gasolina: 1.2 TSI de 105cv e 1.4 TSI de 140cv. Este último, também usado no Audi A3, dispõe de um sistema de desactivação de dois cilindros (o 2.º e o 3.º) sempre que o motor funciona em baixos regimes (entre as 1400 e as 4000 rotações), para poupar nos consumos e emissões. Antes do Verão será disponibilizada uma versão menos potente (90cv) do 1.6 TDI. No Verão, chegam as versões mais desportivas: GTD (com motor diesel 2.0 TDI de 185cv) e GTI (motor a gasolina 2.0 TSI de 220cv). Ainda em 2013, mas mais tarde, será lançada uma versão eléctrica. O Golf traz, consoante as motorizações, uma caixa manual de 5 ou 6 velocidades, mas por mais 1750€ pode trazer a caixa automática DSG de dupla embraiagem com 6 ou 7 relações.
Com 4255 mm de comprimento, 1790 mm de largura e 1452 mm de altura, o Golf VII é 56 mm mais comprido, 28 mm mais baixo e 13 mm mais largo do que o Golf VI. Além de melhorias na aerodinâmica (Cd 0,27), o mais baixo centro de gravidade, aperfeiçoamentos na suspensão (mais dinâmica e confortável) e o diferencial electrónico dianteiro (antes exclusivo do GTI e agora de série em toda a gama) tornam o novo Golf muito estável, em particular ao curvar. Mais baixo e largo, com linhas mais vincadas, novo emblema redesenhado e ópticas dianteiras um pouco sobressaídas do capot, o Golf VII tem também um visual mais dinâmico.