Fugas - motores

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O tamanho conta

Adiante. Em estrada aberta e velocidade de cruzeiro, o motor é quase inaudível - apesar da excelente insonorização, o que se nota é ainda algum ruído de rolamento. Os consumos são facilmente controláveis, mesmo não evitando uma ou outra prestação mais radical, em parte também graças ao sistema de Start/Stop de série. Mas aqui repete-se uma velha questão: porque é que um construtor como a BMW não consegue melhorar a suavidade do conjunto? A vibração que se sente sempre que o motor desliga e reinicia é francamente desagradável.

Com mais espaço a bordo e a qualidade de sempre, a 320d Tourer tem motor mais do que suficiente para nos levar a todo o lado e reagir a situações inesperadas. E tem capacidades dinâmicas que nos dão confiança para aproveitar a potência disponível. Mas, lá no fundo, isso é apenas o ADN da marca. O que marca pontos nesta proposta familiar é a funcionalidade - este é um carro mais espaçoso, mais utilizável e mais "amigo" do que o seu antecessor. Nem sempre a BMW demonstrou grande preocupação com estas coisas da "vidinha de todos os dias". Ainda bem que decidiu começar a fazê-lo.

Injusto

Um homem às vezes tem fixações e uma das minhas é a caixa automática de oito velocidades da BMW. Como esta 320d não a tem, há logo uma desilusão. Em nome do rigor, será preciso olhar para a transmissão manual de seis velocidades com atenção: é rápida e está bem escalonada. Mas o toque não é perfeito. "Soa" um bocadinho áspera. Talvez seja injusto perante o que alguma concorrência oferece, mas a comparação interna é terrível...

Prático

A bagageira da carrinha série 3 cresceu 15 litros em relação à geração anterior e continua a estar à altura. Mas nem é por aí que merece os maiores elogios. Com um espaço bem definido, materiais de qualidade, ajudas para fixação de objectos e - principalmente - uma linha de entrada bastante baixa (o que facilita o manuseamento de cargas pesadas), há muito por onde encontrar boas notícias. Reforce-se ainda essa sensação de praticabilidade e requinte com o pormenor de o óculo traseiro se poder abrir separadamente.

BMW 320d Touring Luxury

Mecânica
Cilindrada: 1995 cc
Potência: 184 cv às 4000 rpm
Binário: 380 Nm entre as 1750 e as 2750 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Injecção directa por conduta comum, turbo
Tracção: Traseira
Caixa: Manual de seis velocidades
Suspensão: Tipo MacPherson, à frente; triângulos sobrepostos, atrás
Direcção: Assistida eléctrica, cremalheira
Diâmetro de viragem: 11,3 m
Travões: Discos ventilados à frente e atrás

Dimensões

Comprimento: 462,4 cm
Largura: 181,1 cm
Altura: 142,9 cm
Distância entre eixos: 281,0cm
Peso: 1565 kg
Pneus: 205/60 R16
Capac. depósito: 57 litros
Capac. mala: 495 litros

Prestações

Veloc. Máxima: 230 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,7s
Consumo misto: 4,7 litros/100 km
Emissões CO2: 124 g/km
Preço:45.101€ (viatura ensaiada: 60.860€)

Importante

Há mais espaço para os passageiros na segunda fila, os bancos podem ser rebatidos em três porções (40/20/40) e a atmosfera a bordo é simpática e confortável. Viaja-se muito bem nesta carrinha que pode bem ser o passaporte para horizontes mais abertos. Tudo somado, temos aqui uma boa síntese do novo espírito da BMW: o condutor continua a ser importante, mas agora os passageiros também contam. E eles agradecem.

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