Fugas - motores

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Uma fera pronta para tudo e de gostos requintados

Por Carla B. Ribeiro

É um portento. São mais de duas toneladas puxadas por 381cv. Mas acima de tudo o X5 M50d é um requintado (e dispendioso) brinquedo. Mesmo estando mais eficiente e ecológico.

Assim que se finca o pé no acelerador parece que será o próprio corpo a arrastar as mais de duas toneladas que o carro pesa em vazio. A sensação de peso é, aliás, um dos poucos defeitos que se pode atribuir ao mais potente X5. Isso e o seu preço: 113.679,99€ sem quaisquer opcionais. Já para conseguir um igual ao testado há que desembolsar 28.200€ mais.

Ficam assim arrumados as imperfeições mais óbvias. É que, a partir do momento em que nos fazemos à estrada, seja em linha recta ou mesmo sinuosa, não há falhas suficientemente relevantes para registar — apenas o prazer de ter ao dispor 381cv, potência disponível entre as 4000 e as 4400rpm, e um torque de 740 Nm logo a partir das 2000 rotações. Ou seja, mesmo com as tais mais de duas toneladas, a aceleração é rápida (a marca bávara aponta para os 5,3s para ir dos 0 aos 100 km/h) e progressiva, podendo, caso a lei o permitisse, atingir os 250 km/h.

Por tudo isto, após alguns quilómetros até o peso que deu uma inicial sensação de desconforto parece transformar-se num parâmetro que se tem vontade de pôr na lista dos prós, tal a estabilidade proporcionada. A segurança é, aliás, um dos pontos fortes deste X5 M50d para a qual também contribui a robustez com a qual nos sentimos envolvidos assim que entramos no habitáculo. Entre o equipamento de série, encostos de cabeça dianteiros activos ajustáveis em altura e profundidade, assistência à travagem, airbags para a cabeça tanto nos lugares dianteiros como nos traseiros, além de um sensor de impacto que, entre outras coisas, desactiva o fecho centralizado para facilitar a saída dos ocupantes. Ainda assim, não há conclusão divulgada do Euro NCAP sobre o X5, algo que se espera para breve, estando a marca confiante na obtenção das cinco estrelas.

Não obstante a rigidez revelada, as suspensões adaptativas M, incluem o sistema Dynamic Damper Control e suspensão a ar no eixo traseiro, conseguem garantir o conforto já inerente tanto à posição (de sublinha a excelente visão da estrada que se tem para a frente) como à estrutura dos bancos — e o apoio lombar, por mais 308,94€ dá uma ajudinha.

No entanto, ninguém que pretenda uma condução ligeira irá olhar duas vezes para este carro. O X5 M50d é essencialmente um desportivo como denuncia a classificação M e que o distingue em vários aspectos também estéticos. Como é o caso das jantes em liga leve de raios duplos de 19” ou dos bancos revestidos a pele.

Também não é para poupar combustível que alguém opta por um BMW X5 M50d, mas a bem da verdade nesta reformulação do modelo a marca revelou um esforço no sentido de o tornar mais eficiente e ecológico. No segundo capítulo foi bem conseguida ao ponto de colocar o valor do carro capaz de concorrer com os dos seus rivais mais directos. O X5 M50d emite apenas 177g a cada quilómetro. Já no que diz respeito aos consumos não é fácil colocar a fasquia nos 6,7 litros por cem quilómetros anunciados pelo construtor. Mesmo recorrendo à função ECOPro, bastando para tal accionar o botão indicado. É justo dizer que com o ECOPro accionado, que não prejudica em nada as prestações do veículo se a circulação for urbana, consegue-se somar algumas dezenas de quilómetros à autonomia total. Mas, de certeza que não será para circular pela cidade que alguém se propõe a adquirir um X5 — seja ele servido por que motorização for.

Mas assim que se sai da cidade este motor pede para que seja explorado. Algo que não se coaduna com a função ECOPro. E é então que se mostra capaz de mostrar toda a sua força e empenho. Mas também uma veia de um verdadeiro esfomeado.
 

Barómetro
+ Comportamento em todo o tipo de traçado, qualidadedos materiais, conforto, espaço,arrumação
- Preço, custo de utilização, sensação do peso

Ambiente lounge
Só lhe falta mesmo um duche. Porque se o tivesse este é um veículo onde se pode facilmente passar uma noite. Quer em viagens curtas quer em percursos longos o conforto dos passageiros traseiros é uma certeza: os bancos parecem adaptar-se ao corpo, além de que são reclináveis. Depois, todo o sistema multimédia incorporado nos bancos de trás - e que significa um gasto opcional de 2146,40€ -, apoiado pelo sistema de som surround Bang&Olufsen (some-se mais 3321,14€), é meio caminho andado para evitar a monotonia que por vezes se instala quando os quilómetros a percorrer são muitos. Além do mais, caso haja miúdos o sistema garante viagens calmas e silenciosas.

A pensar no condutor
Se nos bancos de trás foi tudo pensado, até ao mais ínfimo pormenor, no sentido de proporcionar conforto aos passageiros, à frente todo o cockpit parece dirigido para o condutor. Não só beneficia de uma arrumação exemplar (o mesmo pode-se dizer relativamente aos comandos do volante), como permite um posicionamento fácil a quem segue aos comandos. O resultado é que quase se esquece de que este carro é um temerário, não se negando a nada.

Feroz só no olhar
Nem é preciso accionar o motor para perceber o monstro que se tem nas mãos. Basta uma troca de olhares (Sim! Sem recorrer a qualquer alucinogénio a verdade é que o carro parece devolver o olhar...). Já a grelha mais se parece com uns imponentes dentes de uma qualquer fera imaginária. E depois de se ligar o carro tem-se a certeza que este é um veículo ao qual se deve algum respeito.

Espaçoso
É caso para dizer que isto é carro para levar a família toda, respectiva bagagem e ainda o cão, o gato e o periquito. A mala oferece 650 litros e uma ampla abertura, além de beneficiar do facto de o chão da bagageira ser acompanhado pela sua abertura inferior. Além disso, a capacidade de transporte pode crescer até aos 1870 litros com a fila dos bancos traseiros rebatidos. Por todo o habitáculo espaço é coisa que não falta em diferentes soluções para arrumar coisas distintas.


FICHA TÉCNICA

Mecânica
Cilindrada: 2993cc
Potência: 381cv às 4000-4400 rpm
Binário: 740 Nm entre 2000 e 3000rpm
Cilindros: 6 em linha
Válvulas: 24
Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável e intercooler
Tracção: Total
Caixa: Automática de oito relações
Suspensão: Paralelogramo deformável, molas helicoidais, barra estabilizadora; atrás, Paralelogramo deformável, suspensão pneumática, barra de estabilizadora
Direcção: Pinhão e cremalheira, eléctrica assistida variável
Diâmetro de viragem: 12.7m entre paredes
Travões: Discos ventilados (385mm) à frente; discos ventilados (345mm) atrás

Dimensões
Comprimento: 4886mm
Largura: 1985mm
Altura: 1762mm
Distância entre eixos: 2933mm
Peso: 2265kg
Pneus: Opção (1529€), runflat, 275/40 R20 à frente; 315/35 R20, atrás
Capac. depósito: 85 litros
Capac. mala: 650 litros (1870 litros com a 2.ª fila de bancos rebatida)
Capacidades todo-o-terreno
Ângulo de entrada: 25º
Ângulo de saída: 20º
Ângulo ventral: 20º
Altura livre ao solo: 209mm

Prestações*
Veloc. máxima: 250 km/h (limitada electronicamente)
Aceleração 0 a 100 km/h: 5,3s
Consumo misto: 6,7 litros/100 km
Emissões CO2: 177 g/km (Euro VI)
Preço*: 113.680€ (versão ensaiada: 141.888€)

* Dados do construtor

EQUIPAMENTO

Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Sistema de alerta de colisão: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim (com sensor de capotamento)
Auxílio ao arranque em subida e controlo de descida: Sim
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim

Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Conexão Bluetooth e porta USB: Sim, opção, 520€
Ar condicionado: Sim, opção, automático quadrizona (490€)
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Terceira fila de bancos: Sim, opção (1520€)
Estofos e bancos em pele: Sim, opção (474€)
Travão de estacionamento eléctrico: Sim
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, opção, de 20’’
Alarme: Sim, opção (500€)
Navegação por GPS: Sim, opção, Professional (2680€)
Head-up display: Sim, opção (1440€)
Sensores de luz e de chuva: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, dianteiros e traseiros
Faróis de nevoeiro: Sim, em LED
Luzes de dia: Sim em LED
Faróis de xénon: Sim
Iluminação adaptativa em LED: Sim, opção (2060€)
Tecto Panorâmico: Sim, opção (1750€)

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