Com quase cinco metros de comprimento (4950mm) e uma altura livre ao solo de 238mm (pode crescer se se optar por uma suspensão com amortecedores controlados electronicamente, como era o nosso caso, com cinco modos de condução distintos), o XC90 chega sempre com tracção integral, cuja gestão está entregue à caixa de velocidade automática de oito relações. Com ângulo de entrada de 23,8º, de saída de 23,3º e ventral de 21,3º, a verdade é que, apesar de preparado para uma série de condições adversas, não se pode dizer que esta seja uma viatura para levar para um todo-o-terreno.
Com o bloco a gasóleo D5, o XC90 vê-se penalizado por ser classe 2 nas portagens e é difícil conseguir um consumo que se possa considerar amigo da carteira: oficialmente, a marca aponta para os 5,7 l/100km, mas tal média provavelmente só será possível no seu país de origem, com muitas rectas e um relevo pouco acidentado a sul. Por Lisboa, com as suas sete colina e arredores, é difícil manter o consumo abaixo dos dez litros.
Mas há mais experiências a viver no interior do XC90 que vão além da condução — numa operação arrojada de “limpeza”, os botões praticamente desapareceram da consola central, sendo substituídos por um ecrã táctil que não é outra coisa se não um tablet, operando como um e sendo compatível com os sistemas iOS da Apple e Android. Através deste é possível aceder à navegação, às entradas de media e telefone e ainda controlar todas as funções do veículo.
Ficha técnica
Mecânica
Cilindrada: 1969cc
Potência: 225cv @ 4250rpm
Binário: 470 Nm @ 1750rpm
Cilindros: 4 em linha
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Transmissão: Automática, 8 velocidades (Geartronic)
Suspensão: Pneumática (Opção, 2645€)
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Travões: Discos ventilados à frente (345mm); discos, atrás (320mm)
Dimensões
Comprimento: 4950mm
Largura: 1923mm
Altura: 1776mm
Distância entre eixos: 2984mm
Peso: 2130kg
Capac. depósito: 71 litros
Capac. mala: 692 litros (1868, com bancos rebatidos; 314, com sete lugares)
Pneus: 275/45 R20
Prestações
Velocidade máxima: 220 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,8s
Consumo médio: 5,7 l/100 km
Emissões de CO2: 149 g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço: 82.462€ (viatura ensaiada, 101.945€)
Funcional
Com muito poucos botões, quase todos os sistemas de infoentretenimento, interconectividade, navegação e funcionalidades do veículo são accionados por meio de um enorme ecrã táctil, do tamanho de um tablet, ao centro do tablier, e que funciona como um — basta deslizar os dedos para saltitar de menu em menu. Em opção, integrado no pack Xenium, é possível beneficiar de um visor Head Up Display que permite que não haja necessidade de tirar os olhos da estrada. Note-se ainda que é evidente a qualidade dos materiais e a perfeição dos acabamentos.
Sempre atento
Com câmaras dispostas estrategicamente por todo o veículo, a visão 360º facilita quer as manobras quer o esforço de prevenção de acidentes. Aliás, segurança é coisa que a marca leva muito a sério e prova disso é a estreia dos novos sistemas de protecção à saída involuntária da estrada, de travagem automática nos cruzamentos ou na mudança de faixa face a outros carros em rota de colisão, bem como uma versão melhorada do sistema City Safety de prevenção de colisões com outro veículo, pedestre ou ciclista a circular à frente do carro, seja de dia ou de noite, com aviso e auxílio na travagem, e que inclui o Queue Assist, que trava e acelera automaticamente o veículo em situações de engarrafamento.