E se é verdade que num carro tão pequeno — 3915mm de comprimento, 1735mm de largura e apenas 1230mm de altura — poder-nos-íamos sentir mais fragilizados, também não é menos certo que o trabalho da marca nipónica ao nível da segurança é o suficiente para relaxarmos, mesmo quando se tem um ameaçador camião colado à traseira: foi aplicado o sistema Mazda Proactive Safety, tendo o SkyActiv-Body sido repensado para a arquitectura descapotável do MX-5, baseando-se numa estrutura contínua para dispersar as forças de impacto.
Já os assentos e a guarnição das portas foram desenhados para prevenir ferimentos e os airbags dianteiros e laterais são de série. No caso do carro ensaiado, com nível de equipamento de topo, tínhamos disponível toda a gama de tecnologia de segurança activa i-ActivSense que inclui assistente de ângulo morto, de saída involuntária da faixa de rodagem, assistente de luzes de máximos ou luzes dinâmicas em curva.
Arrumação compacta
Pode parecer estranho, num veículo de apenas dois lugares e com uma reduzida mala, mas a verdade é que se pode considerar este um carro espaçoso. Aliás, podemos considerar que tem o espaço necessário para o considerarmos assim. Tudo pensado ao milímetro e aproveitado ao milímetro. Caso do espaço entre os bancos, onde se esconde um porta-luvas, impossível de instalar no sítio habitual do mesmo. O compartimento pode acomodar à vontade um livro e outros objectos que sejam necessários guardar fora de vista.
Abertura fácil
Uma capota de lona manual foi durante muito tempo sinónimo de manobras e alguma ginástica. Isso não acontece com o novo MX-5, no qual a cobertura do carro pode ser aberta e fechada, mesmo em andamento, sem praticamente nenhum esforço. Basta soltá-la, puxá-la e dar um empurrão para que fique presa. Tudo em escassos segundos e recorrendo apenas a um braço.
Elegante e musculado
Mais curto e mais baixo, a volumetria da frente do carro inspira alguma agressividade e revela um corpo tão elegante quanto musculado. As ópticas dianteiras guiam-nos o olhar pela linha do capot, de ombros bem levantados, enquanto a volumosa grelha parece sorrir-nos. Atrás, a marca parece ter optado por honrar o passado, com os grupos ópticos traseiros a remeterem para as anteriores gerações.
De cabelos ao vento?
Seguimos de cabelos soltos e não foi só por uma vez. É que, apesar da época, os dias em que andámos com o MX-5 foram brindados com bastante sol. Mas ao vento? Nem por isso. Tirando partido da posição mais elevada dos apoios para a cabeça e beneficiando de um exaustivo trabalho de construção no sentido de anular os efeitos do ar, tanto ao nível do ruído como do vento, o MX-5 apresenta-se como o carro ideal para andar de capota para baixo.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1496cc
Potência: 131cv às 7000 rpm
Binário: 150 Nm às 4800 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Gasolina, injecção directa
Tracção: Traseira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: paralelogramo deformável, com molas helicoidais, à frente e atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 10,4 metros entre paredes
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás