Fugas - Vinhos

DR

Argau, um surpreendente espumante de Sever do Vouga

Por Pedro Garcias

Terra de leite e, mais recentemente, de mirtilos, Sever do Vouga não tem qualquer tradição vinícola. Mas foi lá, junto à albufeira de Ribeiradio, que Adelino Teixeira, o viticólogo da duriense Quinta da Romaneira, começou a produzir o Argau, um novo e prometedor espumante.

Por trás dos cerca de 400 hectares da Romaneira, no Douro, a quinta do banqueiro brasileiro André Esteves onde, como gostava de sublinhar um dos seus primeiros proprietários, “cabe todo o principado do Mónaco”, há um homem que pouca gente conhece. Chama-se Adelino Teixeira e é ele que tem por missão granjear a propriedade e fazer chegar as melhores uvas aos lagares. No seu jeito telúrico — “Fui criado com vinho morangueiro e vitelos”, diz —, é uma espécie de braço-armado de António Agrellos, o enólogo e responsável máximo da Romaneira (e também da vizinha Quinta do Noval).

Formado na Escola Agrícola de Coimbra e com uma pós-graduação em Enologia na Universidade Católica, Adelino Teixeira começou a carreira precisamente na Quinta do Noval, em 1994, um ano depois de esta ter sido comprada pela seguradora Axa. Em 2006, mudou-se para a Romaneira. Sabe tudo sobre vinhas e é um apaixonado por olivais e azeite. No lagar de Suçães, em Mirandela, onde é feito o azeite da Romaneira, é conhecido por passar lá noites em claro, a acompanhar do início ao fim o processamento da azeitona.

Apesar de viver no Douro, Adelino Teixeira nunca perdeu a ligação à terra natal, Couto de Esteves, Sever do Vouga; e, em 2010, juntamente com o primo Horácio Teixeira, emigrante na Suíça (ambos da terceira geração), decidiu reactivar a Casa Barbas, como era conhecida a pequena casa agrícola da família, e retomar o modesto legado vitivinícola, circunscrito à produção de vinho morangueiro, entretanto proibido. Sever do Vouga nunca foi, na verdade, uma terra de vinho. Situada no interior do distrito de Aveiro, na fronteira com o distrito de Viseu, foi sempre conhecida pela produção de leite. Hoje, é um dos principais pólos de produção de mirtilo em Portugal.

Mas, para Adelino Teixeira, “todas as terras são boas para fazer vinho, se escolhermos as castas certas e as trabalharmos bem”. Acresce que Sever do Vouga, mesmo não tendo tradição vinícola, está no meio de duas das melhores regiões do país: o Dão e a Bairrada. A proximidade da Bairrada foi, de resto, decisiva na hora de optar pela produção de espumante. Em terrenos antes ocupados por eucaliptos e agora banhados pelas águas da albufeira da barragem de Ribeiradio-Ermida, Adelino plantou dois hectares de vinha de alta densidade (sete mil videiras por hectare). A escolha das castas foi pacífica: Pinot Noir e Chardonnay. “Não vale a pena correr e saltar. São as melhores castas para espumante”, defende Adelino.

O primeiro espumante, 1800 garrafas com a marca Argau, um Bruto com a Indicação Geográfica  Beira Atlântico, foi lançado no final de 2015 e, já este ano, obteve uma medalha de prata no Concurso Vinhos de Portugal, organizado pela Viniportugal. Mais recentemente, saiu o Argau Cuvée Bruto, 1500 garrafas apenas.

O vinho base e a tiragem são feitos com todos os cuidados na pequena adega que montou em Couto de Esteves. O restante processo é terminado numa adega de um amigo. A ambição é fazer um espumante de grande qualidade. “O meu patrão [a Romaneira] não me perdoava se fizesse uma coisa má”, graceja.

--%>