Fugas - dicas dos leitores

Almeida, Castelo Rodrigo e Vale do Côa

Por José Luis M.M. Moura

Esta visita que relato foi feita em dois dias, com partida e regresso a Lisboa. Uma fuga excelente: iniciar o passeio em Almeida, vila com séculos de história, percorrer as muralhas históricas e imaginar as várias batalhas que ali se passaram, sentir o vento na cara e imaginar que se está a defender esta vila histórica.

Em Almeida deve-se visitar o museu, onde é recriada a história da vila. Percorrer as ruas da vila e sentir a sua história que está sempre presente. Pode-se almoçar em Almeida: há vários restaurantes. Também se pode dormir, pois para além de residenciais também há uma pousada.

Após Almeida ir até Castelo Rodrigo, ver como esta aldeia está recuperada e podermos ter orgulho na sua reconstrução. Aqui, é obrigatória a visita pelas ruas da aldeia e à loja gourmet do sr. Andre Carnet, francês ultra simpático e com uma loja gourmet com iguarias locais, de excelente requinte que seria um sucesso em qualquer lugar. 

Após Castelo Rodrigo, seguir até ao Vale do Côa; é obrigatório visitar às gravuras (a partir do museu há visitas organizadas) e podem ser visitadas de dia e de noite (vale a pena ! ) , ver o deslizar do rio Côa, lindo e belo. Para comer, é obrigatória uma ida ao restaurante Bruiço (excelente serviço e um excelente cabrito grelhado ) .

--%>