Fugas - Motores

  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio

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Mais crescido, mas sempre jovem

Outro aspecto negativo é o preço da pintura bicolor — 750€. É prática comum das marcas carregarem no preço da pintura por a cor do carro ser das últimas coisas que os clientes escolhem, quando a compra do veículo está praticamente decidida, não sendo esse custo objecto de contestação.

Barómetro

Para poupar espaço e peso

Está na moda equipar os carros com o mais barato kit de reparação de pneus em vez de pneu sobresselente. Segundo o responsável de um fabricante de pneus, isso é óptimo: em caso de furo, o pneu assim “reparado” fica destruído e tem de ser substituído por um pneu novo (a que se soma o custo de um novo spray). E o kit só é eficaz em pequenos furos — num rasgão ou furo maior não funciona. As marcas de automóveis argumentam que o kit poupa espaço e peso, mas quando, como é caso do Fiat 500L, se trata de adicionar cerca de 12kg aos 1300kg do carro e até existe sob o fundo da mala (com piso duplo amovível e muito funcional) um espaço circular para a roda de substituição, esses argumentos caem por terra. Quem perde é o cliente.

Dispensa os sensores de estacionamento

O veículo que conduzimos não dispunha de sensores de estacionamento (uma opção que custa 300€), mas apesar das dimensões do 500L não se sente a falta deles, porque a visibilidade para trás é excelente graças aos enormes e bem posicionados retrovisores laterais. E a superfície vidrada lateral entre os finos pilares dianteiros e as portas também proporciona uma visibilidade acrescida para a frente e para os lados.

Na tradição italiana

O travão de mão tem um formato original, mas é muito funcional  — os italianos sempre se distinguiram pelo design dos seus veículos e este não foge à regra. Por fora, o visual lembra muito mais o do Mini Countryman que o do Fiat 500, com pequenos toques para o melhorar, como é o caso do friso metálico nas portas. Por dentro, também impera o bom gosto: para além das linhas fluidas, uma boa parte do tablier é metálico e da mesma cor da carroçaria. Os plásticos são duros mas os acabamentos parecem ser bons e o carro está bem isolado dos ruídos exteriores.

Auxiliar para uma condução económica

Se há modas más, também as há boas, como a preocupação generalizada em reduzir os consumos, não só através de melhorias mecânicas como orientando os condutores de forma a optimizar a condução. Neste caso, para além do indicador de mudança de velocidade no visor do computador de bordo, há uma função eco.Drive Live do sistema de informação e entretenimento Uconnect visualizável num ecrã táctil de 5’’ no centro do tablier. Esta função dá em tempo real informações sobre o estilo de condução através de quatro ícones (aceleração, desaceleração, mudanças e velocidade) que vão mudando de cor, de vermelho (péssimo) a verde (excelente). Também é possível ver os dados sobre a viagem anterior.

 

Ficha técnica

 

Mecânica

Cilindrada:1248cc
Potência:85cv às 3500 rpm
Binário:200 Nm às 1500 rpm
Cilindros:4 cilindros em linha
Válvulas:4 por cilindro
Combustível:Gasóleo
Alimentação:Injecção directa por rampa comum. Turbocompressor com permutador térmico
Tracção:Dianteira
Caixa:Manual de 5 velocidades
Suspensão:Tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; rodas interligadas com eixo de torção atrás
Direcção:Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem:11,1m
Travões:Discos ventilados de 284mm à frente e discos sólidos de 251mm atrás

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