Fugas - Motores

Outlander vai ter versão híbrida com extensor de autonomia

Por João Palma

O novo Mitsubishi Outlander, um SUV com sete lugares e aptidões para todo-o-terreno, é mais ágil e consome menos que o anterior. De início só com motor diesel, irá ter uma versão gasolina/eléctrica com 55km de autonomia em modo eléctrico.

O Mitsubishi Outlander é um SUV com sete lugares, tracção 4x2 ou 4x4, que mesmo na versão com tracção dianteira pode circular em estradões e trilhos de dificuldade média. Esta é a terceira geração de um veículo que nasceu em 2003 e substitui a que foi lançada em 2007 e renovada em 2010. No arranque, só tem um motor 2.2 a gasóleo com 150cv, mas no Verão vai ter uma versão híbrida gasolina/eléctrica com 880km de autonomia, dos quais 55km em modo 100% eléctrico.

Apesar de ter a estrutura, a plataforma e a distância entre eixos do Outlander de 2007, há muitas diferenças entre as duas gerações, a começar pela motorização. O bloco de 2268cc é o mesmo, mas tem agora menos 22cv. O binário de 380 Nm mantém-se, mas é atingido logo às 1750 rpm (antes 2000 rpm), pelo que responde melhor no arranque. A velocidade máxima é igual, mas na versão 4x2 (a quase totalidade dos Outlander vendidos) o consumo baixou de 6,0 l/100km para 5,1 l/100km, um dos melhores valores para um SUV/MPV com sete lugares, que mede 4,65m de comprimento. Para reduzir os consumos, além de modificações no motor, o novo Outlander tem um design mais aerodinâmico (cx 0,33), 1600kg de peso (menos 100kg), sistema Start & Stop de paragem e arranque automáticos do motor e modo de condução ECO, que, além de alterar a resposta do acelerador e o funcionamento do climatizador, dá indicações no ecrã do computador de bordo sobre a eficiência da condução.

Este SUV, com aptidões médias para todo-o-terreno, tem ângulos de entrada e de saída de 22,5º, 21º de ângulo ventral e 190mm de altura ao solo. No asfalto, comporta-se como um monovolume ou uma carrinha, tendo uma suspensão mais firme e confortável, maior estabilidade em curva e maior agilidade que o Outlander II. O volante tem agora regulação em altura e profundidade e os bancos da primeira e segunda filas são espaçosos. Já a terceira fila deve ser reservada a pessoas menos altas ou encorpadas.

Na versão 4x2, com cinco lugares, a mala tem 550 litros (419 litros na variante 4x4), que sobem para 1575 litros com duas filas de bancos rebatidos e descem para 145 litros na configuração de sete lugares.

Mesmo no nível de entrada, Intense, o Outlander 4x2 está bem equipado, em especial em termos de segurança, onde obteve o máximo de 5 estrelas em testes recentes do Euro NCAP, com 94% na protecção dos ocupantes, 83% na das crianças, 64% nos peões (um bom valor para um SUV) e 100% nos dispositivos auxiliares de segurança. De série, traz jantes de 16’’, auxílio ao arranque em subida, arranque sem chave, controlo de estabilidade e de tracção, sete airbags, climatizador bizona, computador de bordo, rádio CD/MP3, programador/regulador de velocidade, sensores de luz e de chuva, câmara de estacionamento traseiro, retrovisores com rebatimento automático, faróis traseiros em LED, etc. Por mais 2300€, o nível Instyle acrescenta bancos em pele (aquecidos na primeira fila), tecto de abrir automático, portão da mala eléctrico, faróis de xénon com lava-faróis. As versões 4x4 adicionam sistema de navegação e selector do modo de tracção; em opção, no 4x4 com caixa automática, cruise control adaptativo com sistema de mitigação de colisão frontal e alerta de desvio de faixa.

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