Auto-estrada, serra sinuosa, confusão urbana. Seria de esperar que em algum destes ambientes o monovolume híbrido de sete lugares da Toyota se sentisse mais melindrado. Mas ao longo de cinco dias iríamos descobrir que o Prius+ não só cumpre as suas grandes ambições familiares como se adapta facilmente a qualquer tipo de traçado e correspondendo sempre às solicitações do condutor.
Com um bónus: a possibilidade de no meio do verde se desfrutar de uma condução totalmente ecológica. Embora, admita-se, o gosto dure muito pouco: mesmo com as baterias totalmente carregadas e a velocidades comedidas, depressa se está de volta ao modo de combustão.
Por isso, não é possível falar de uma verdadeira poupança: embora o consumo misto avançado pela marca seja de 4,4 litros a cada cem quilómetros, em viagem depressa se atira para valores acima dos sete. Mas para um uso estritamente urbano pode tornar-se uma mais-valia: a regeneração de energia é rápida e se as necessidades passam por percursos curtos então é muito possível que se consiga tirar proveito do modo híbrido.
Para além das baixas emissões poluentes, o Prius+ é também silencioso no arranque. Mas há muito mais. Primeiro, a bateria de hidretos metálicos de níquel foi trocada por uma de iões de lítio. Isto significa que a bateria requer menos espaço — e até a conseguiram encaixar entre os dois lugares dianteiros (ver detalhe) —, mas também que está mais leve em oito quilos. O que, dadas as avantajadas dimensões do veículo — tem 461,5cm de comprimento — e o seu peso de 1565 kg, não é de desprezar.
Mas a principal diferença entre este e o Prius convencional reside, claro, naquele “+” (leia-se Plus) que altera por completo a traseira, com o spoiler a alinhar na continuidade do tejadilho, e acrescenta à berlina dois lugares, sem os deixar espremidos. É que quem segue na terceira fila apenas se pode queixar de ser o único ocupante do carro com a verdadeira noção das dimensões do mesmo. De resto, as entradas e as saídas são facilitadas pelo sistema de deslocação dos bancos da segunda fila e o conforto é garantido pelos materiais usados (mais ainda nesta versão, com bancos em pele), mas também em muito pela revista suspensão: os buracos ou as lombas que ornamentam as estradas, e que noutros veículos dão para uns saltinhos traseiros acompanhados pelos respectivos “ais” e “uis”, passam totalmente despercebidos.
Mas pode-se sempre questionar: para quê um monovolume de sete lugares quando a família tem apenas quatro ou cinco elementos? Se é verdade que um lugar extra pode dar sempre jeito, no caso do Prius+ a vantagem assenta ainda no tamanho da sua mala: com cinco lugares consegue oferecer uma capacidade até 784 litros (mas atenção: a marca avança com o valor até ao tecto), o que para uma família de cinco não é nenhum exagero.
Mas sentemo-nos aos comandos: o banco facilmente se ajusta, quer em altura quer em profundidade, assim como o volante, e todo o painel parece desenhar-se à nossa frente com o objectivo de nos facilitar a vida. É fácil perceber os botõezinhos e para o que servem e, nesta versão, o head up display (mostrador projectado no vidro do carro, em linha com o olhar) dá uma franca ajuda. Assim que se arranca percebe-se, no entanto, que a caixa de velocidades de variação contínua, que apresenta um funcionamento diferente do que se observava na berlina, não é tão reactiva quanto os 136cv nascidos do casamento entre os motores de combustão interna e eléctrico mereciam. E quando se engata a marcha à ré pela primeira vez depressa se conclui que o que se quer mesmo é andar para a frente. É que é tal e qual uma carrinha de caixa aberta com aquele pi-pi-pi-pi incessante a acompanhar a manobra. E, não obstante o avantajado comprimento do carro, não se compreende tal banda sonora. Por isso, uma decisão logo nos primeiros cinco minutos: estacionar, só de frente!
E é para a frente que este Prius+ gosta mais de andar. Tanto faz se em modo exclusivamente eléctrico (EV), combinado (Eco) ou Power. Sem pretensões de emocionar quem quer que seja — a velocidade máxima é de uns modestos 165 km/h e vai dos 0 aos 100 km/h em 11,3s —, o carro consegue aliar boas prestações ao prazer de se deixar dominar, mostrando-se de confiança. E, só por isso, conquista um bom lugar entre as opções das famílias.
Barómetro
+ Segurança, conforto, vida a bordo
- Preço, consumo extra-urbano, travão de estacionamento de pé, capacidade da bagageira com sete pessoas a bordo
Onde pára a bateria?
Regra geral, é um clássico: conquista-se autonomia eléctrica, perde-se capacidade de carga. Mas a Toyota fez aqui uma espécie de batotice, que parece inteligente q.b.: deixou a mala para precisamente arrumar bagagem — que, no caso de se terem os sete bancos montados, é reduzida para duas centenas de litros — e foi à procura de outros espaços para encaixar as baterias de iões de lítio. No caso deste Prius +, na consola que divide os dois lugares dianteiros.
Não havia necessidade
Com as baterias a ocupar a zona entre condutor e passageiro, a Toyota optou por manter um travão de estacionamento, mas no pé. À semelhança do que se passa, por exemplo, com a Mercedes, entalou a alavanca entre os pedais e a carroçaria. A utilização, ressalve-se, é fácil. Mas a memória de que ele lá está é que pode ser traiçoeira — para mais quando existe também um botão de parqueamento. Logo, há que carregar no botão de iniciar o carro, desbloquear o parqueamento noutro botão, engatar a caixa para D (Drive) e ainda soltar o travão de pé.
Bem arrumado
Com lotação esgotada, cabe o essencial e nada além disso. Mas basta baixar banco a banco para se começar a notar a capacidade deste Prius+. Apenas com os dois lugares da terceira fila para baixo já se consegue uma avantajada capacidade de 784 litros (até ao tecto). Além da mala, o Prius+ arranja espaço para vários tipos de objectos: desde telemóveis até livros.
Todos a bordo
A ideia de sete pessoas num ligeiro até pode indiciar que se vai ficar apertado. Mas a noção não poderia ser mais errada. Este não é um carro para sete onde seis viajam de forma confortável. É mesmo um carro para sete sem grandes apertos — e cada qual tem o seu próprio lugar. A isso ajuda o conforto dos bancos, mas também o facto de a suspensão traseira com barra de torção ter sido revista pela marca.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Motor a gasolina
Cilindrada:1798cc
Potência:99cv às 5200 rpm
Binário: 142 Nm às 4000 rpm
Cilindros:4
Válvulas: 16
Alimentação: Injecção electrónica de gasolina
Tracção: Dianteira
Caixa: Transmissão Variável Contínua (CVT)
Motor Eléctrico
Voltagem máxima:650 V
Potência: 81cv
Binário: 207 Nm
Dois motores em conjunto (eléctrico + gasolina)
Potência: 136cv
Pneus: 215/50 R17
Suspensão: Tipo McPherson, à frente; barra de torção atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira com assistência eléctrica
Travões: Discos ventilados à frente; disco maciço atrás
Dimensões
Comprimento: 461,5cm
Largura: 177,5 cm
Altura: 157,5 cm
Peso: 1565 kg
Capac. mala (até ao tecto): 232 litros/7 lugares; 784/5 lugares; 1750/2 lugares
Prestações*
Velocidade máxima: 165 km/h
Aceleração 0-100 km/h:11,3s
Consumo misto: 4,4 l/100 km
Emissões CO2: 101 g/km
Preço: 41.090€
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS:Sim, com distribuição electrónica de travagem (EBD) e assistência à travagem de urgência (BA)
Ajuda ao arranque em subidas: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbagslaterais: Sim
Airbagscortina: Sim
Airbagde joelho:Sim (condutor)
Controlo de estabilidade:Sim
Controlo de tracção: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (anti-entalamento)
Cortinas de sol traseiras: Sim
Fecho central:Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida:Sim
Arranque sem chave:Sim
Sistema Start/Stop: Sim
Retrovisores eléctricos:Sim (retrácteis e aquecidos)
Ar condicionado:Sim (automático)
Abertura do depósito no interior: Sim
Bancos traseiros rebatíveis:Sim
Jantes:Alumínio de 17 polegadas
Comandos no volante:Sim
Volante em pele: Sim
Volante regulável em altura:Sim
Volante regulável em profundidade:Sim
Banco do condutor com regulação eléctrica: Sim
Computador de bordo:Sim
Estofos em pele: Sim
Tecto panorâmico: Sim
Navegação por GPS: Sim
Regulador de velocidade:Sim
Câmara de marcha-atrás: Sim
Sensores de chuva:Sim
Sensores de luminosidade: Sim
Sistema inteligente de ajuda ao estacionamento: Sim