BARÓMETRO
+ Design, qualidade dos materiais e acabamentos, conforto e guiabilidade
- Aumento do preço real por equipamento opcional que deveria ser de série; diferença entre o consumo real e o anunciado
Pensado para ser funcional
Há alguns modelos da BMW em que a necessidade de condutor e pendura disporem de espaços abertos para colocar telemóveis, chaves, carteira ou pequenos objectos foi ignorada. Não é o caso deste veículo: à frente da alavanca da bem escalonada caixa automática de 8 relações, podem-se colocar duas pequenas garrafas, ou, caso se prefira, esse local pode ser coberto por uma tampa amovível com fundo antiderrapante. Mais à frente, existe outro pequeno compartimento tapado. A isto, juntam-se duas bolsas laterais de bom tamanho nas portas, onde se podem guardar mais garrafas, pelo que, neste aspecto não há nada a apontar a este carro.
Muito bonito, muito pouco prático
Este carro pode ter diversos interiores, inclusive as combinações de série de tecido e pele em preto ou em cinzento. Porém, o veículo que conduzimos tinha forros e bancos em pele bege-claro (Dakota Oyster, 1017€), com tapetes da mesma cor. O aspecto inicial é muito agradável, o problema é que basta entrar no carro, em especial em dias de chuva, para os tapetes ficarem logo com ar de sujos. E se a pele é facilmente lavável, os tapetes não, pelo que se recomendam outros tons interiores ou colocar tapetes de borracha sobre os originais (não fica tão bonito, mas é mais prático).
Uma visão de 360º
Este carro, com 4,62m de comprimento e 1,81m de largura, está longe de ser um citadino. No entanto, é virtualmente impossível dar qualquer toque, por mais pequeno que seja, ao estacionar. Além de sensores, dispõe de várias câmaras com reprodução das imagens no ecrã do computador de bordo, que proporcionam uma visão integral a 360º não só do veículo como de qualquer objecto ou obstáculo nas proximidades. Depois, com uma boa brecagem, arruma-se melhor que viaturas mais pequenas. Estes preciosos auxiliares estão incluídos no Pack de Parqueamento (1179€) e no Surround View (622€). Só é pena que, mesmo se se optar apenas por sensores acústicos de estacionamento, esse “luxo” não seja de série e tenha de ser pago à parte...
tamanho não é documento
Com 390 litros, a mala do ActiveHybrid não é uma referência no segmento. Para o menor volume contribuem os 90 litros “roubados” às outras versões do série 3 pelas baterias de iões de lítio que estão alojadas sob o fundo da bagageira. Mesmo assim, há um ganho adicional de espaço pelo facto de este veículo trazer pneus run-flat (à prova de furo), dispensando o pneu sobresselente ou o kit de reparação de pneus. Mas o que perde em capacidade ganha em funcionalidade: o acesso é fácil, os contornos são regulares e está provida de uma pequena rede e ganchos laterais onde se podem pendurar sacos, evitando que estes andem à solta e espalhem o seu conteúdo pelo fundo da mala.