As suspensões e a direcção foram revistas e a tracção pode ser traseira ou integral 4MATIC em algumas versões (E 300, E 350, E 400, E 500, E 250 CDI e E 350 CDI). Com os propulsores E 200 CDI, E 220 CDI e E 250 CDI a caixa pode ser manual de seis velocidades ou automática de sete relações; as restantes motorizações trazem caixa automática. Em Portugal, dadas as características do mercado, a oferta centra-se nas versões a gasóleo, mas as outras estão disponíveis sob consulta.
O mais potente do segmento
Para quem ache o classe E normal um carro “fraquinho”, a AMG preparou uma versão “envenenada” – o Classe E 63 AMG, disponível em duas carroçarias, berlina e carrinha e dois tipos de tracção: traseira (berlina) e integral (berlina/carrinha). O motor a gasolina de 5461cc de 8 cilindros em V, biturbo de injecção directa, tem 557cv de potência e um binário de 750 Nm logo às 1750 rpm e até às 5250 rpm. Mas para quem considere isto ainda pouco, a AMG propõe a linha S, em que o mesmo bloco foi modificado para produzir uns impressionantes 585cv de potência e um binário de 800 Nm a 1750-5250 rpm, valores de referência no segmento. O E 63 AMG S 4MATIC tem tracção integral e, na versão berlina, acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,6s, o que, para um “bicho” que pesa duas toneladas, é obra! Para os mais poupadinhos, a somar aos modos de condução Sport, Sport Plus e Manual, também tem um modo Controlled Efficiency, que, além de arrancar em segunda e engrenar sempre a relação mais alta possível, tem função Start & Stop.
FICHA TÉCNICA*
Motorizações Veloc. Máx. Cons. Médio* Emis. CO2* Preço
Gasolina
Gasóleo
* Para além destas motorizações, estão disponíveis outras (nomeadamente a gasolina) sob consulta à marca.
** Velocidade limitada electronicamente.
*** Dados para a berlina (nas versões 200 CDI, 220 CDI e 250 CDI com caixa manual de 6 relações, nas outras motorizações com caixa automática de 7 relações). A carrinha é 3000€ a 5000€ mais cara e tem performances ligeiramente inferiores.