Fugas - Motores

  • Bruno Simões Castanheira
  • Bruno Simões Castanheira
  • Bruno Simões Castanheira
  • Bruno Simões Castanheira

Continuação: página 2 de 3

Um pequeno mas democrático camaleão

A rolar, o Adam não se engasga. Mas engonha, mesmo com o botão ecológico desligado. Sobretudo quando lhe é exigida uma rápida recuperação, o que é mais evidente em condução de estrada. Já em auto-estrada só precisa de ganhar um primeiro embalo. Depois, desde que não tenha de se travar ou desacelerar em demasia, é certinho no andamento. E poupado. Já pelos arruamentos urbanos não se pode dizer o mesmo. É lento no arranque e, contas feitas, conseguiu-se uma média de 7,5 l /100km, com mais de 50% dos quilómetros feitos em auto-estrada. Não sendo um valor assustador, é de se recomendar cautela nas acelerações.

 

Atarracado para 4

É um carro para quatro pessoas que leva duas. Os bancos traseiros são uma boa opção para quem ainda transporta cadeirinhas de bebés e inclui sistema Isofix em ambos os lugares ou para alguma emergência. É que para se conseguir enfiar as pernas e os pés nos lugares de trás é preciso sacrificar quem segue à frente. E se no caso do navegador pode passar apenas por algum desconforto, no caso do condutor, dependendo da sua altura, pode implicar uma errada posição de condução.

Fácil de manusear

O Adam inclui o sistema de informação e entretenimento Intellilink que permite integrar telefones inteligentes (smartphones com sistema operativo Apple iOS ou Android) e dispositivos como iPad e iPod Touch, transpondo para o sistema do automóvel várias aplicações do aparelho portátil. Além da posição do ecrã táctil, central e em linha com a alavanca das mudanças por onde a mão se passeia, a sua utilização é muito fácil de compreender. Apenas de lamentar o facto de o Intellilink não chegar de série nesta versão: é um opcional que custa 250€.

Glamour de estrelas

E à distância de um pequeno botão todo o tecto de ilumina em forma de um céu estrelado. A opção, de 280€, até imprime um certo glamour ao habitáculo e consegue iluminar o espírito em dias mais cinzentos ou de chuva. Mas à noite torna-se um empecilho à visibilidade e à concentração na estrada, além de atrair demasiadas atenções para quem segue dentro do carro.

A Flutuar

Não se pode dizer que a nível estético este carro seja irrepreensível ou extremamente inovador. Mas é muito equilibrado e as suas linhas conseguem captar a atenção da maioria. Há quem apenas olhe, mas também quem não deixe de meter conversa para gabar a beleza do pequeno veículo, a qual também se fica a dever a pequenos detalhes, como o friso cromado que, acompanhando as janelas laterais, descreve um arco que dá a sensação de desagregar o tejadilho do resto da carroçaria. Um efeito que ainda tem mais impacto pela utilização de duas cores diferentes: no caso, azul na carroçaria e branco no tejadilho.

 

Barómetro

+ Visual, equipamento de segurança tanto de série como opcional, adaptabilidade e personalização

 

- Preço, consumos, recuperações (principalmente em estrada)

 

Ficha técnica

Mecânica

Cilindrada: 1229cc
Potência: 70cv às 5600 rpm
Binário: 115 Nm às 4000 rpm
Cilindros:4 cilindros em linha
Válvulas: 12, 4 por cilindro
Combustível: Gasolina
Alimentação:Injecção indirecta. Admissão variável
Tracção: Dianteira
Caixa:Manual de 5 velocidades
Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; eixo de com molas helicoidais atrás
Direcção:Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 9,8m
Travões:Discos sólidos à frente; tambor atrás

--%>