Fugas - Motores

Santa Fé, a terceira geração de um ícone de fé | Veloster Turbo, mais desportivo

Por João Palma

A Hyundai lança de uma assentada dois veículos distintos no mercado português: o novo Santa Fé, um SUV que é uma das referências da marca coreana, e uma versão do coupé Veloster com motor mais potente e visual mais desportivo.

Santa Fé, a terceira geração de um ícone de fé

O Santa Fé é talvez o modelo mais prestigiado da Hyundai. A 3.ª geração deste grande Sport Utility Vehicle (SUV) de sete lugares já está à venda em Portugal por preços a partir de 38.890€ (4x2, Comfort). Com uma única motorização, 2.2 CRDi VGT a gasóleo de 197cv, o Santa Fé pode ter dois níveis de equipamento, Comfort e Style, tracção dianteira ou 4x4, caixa manual ou automática de seis relações. Importante: com tracção 4x2 e Via Verde, o Santa Fé é classe 1 nas portagens.

O visual é novo, com linhas robustas e fluidas, Storm Edge, inspiradas nas formas criadas pela natureza durante uma tempestade e segundo a linguagem de design da marca, fluidic sculpture. Com 4,69m de comprimento, 1,89m de largura e 1,68m de altura, é 3cm mais comprido e 4,5cm mais baixo que o seu predecessor. Por dentro, está mais espaçoso e a segunda fila de bancos é agora rebatível em 40:20:40. Na configuração de sete lugares, a mala tem 125 litros (516 litros com a 3.ª fila de bancos rebatida e 1615 com as segunda e terceira filas em baixo). Os bancos da terceira fila rebatem-se formando um fundo plano.

O motor de 2199cc a gasóleo, com 197cv, de injecção directa por rampa comum de terceira geração, tem 412 Nm de binário entre 1800-2500rpm. Com tracção 4x2, caixa manual e jantes de 17’’, apresenta, assegura a marca, médias de consumos e emissões de CO2 que são das melhores para veículos de tamanho e potência similares: respectivamente, 5,6 l/100km e 147 g/km. A caixa automática encarece o preço e penaliza as performances.

Segundo o Entreposto, o representante da marca coreana em Portugal, a versão mais vendida deverá ser a 4x2 Style com caixa manual de seis velocidades, que custa 41.990€. O Santa Fé mais caro, com um preço de 55.990€, é o 4x4 com caixa automática de seis relações e nível Style. As versões 4x2 são de sete lugares, as 4x4 têm a configuração de cinco lugares, com opção de sete lugares. Embora com algumas capacidades para circular fora de estrada, nomeadamente na versão 4x4, o seu habitat mais natural é o asfalto.

Em termos de segurança, o novo Santa Fé foi considerado pelo Euro NCAP o melhor dos grandes SUV testados em 2012, com 96% na protecção dos ocupantes, 89% na protecção das crianças, 71% nos peões e 86% nos dispositivos auxiliares de segurança. Para além disso, em relação à geração anterior tem, de série ou em opção, novas funcionalidades e dispositivos, como tecto panorâmico, auxílio ao arranque em subida, controlo em descida, sistema inteligente de ajuda ao estacionamento, travão eléctrico, alerta de saída da faixa de rodagem ou uma útil tomada de 220 volts na mala.

 

Veloster Turbo mais desportivo

O Veloster é um coupé desportivo de quatro lugares e design único, tendo do lado do condutor uma porta de grandes dimensões e do lado do pendura duas, com o puxador da porta traseira integrado no painel. Foi lançado em Portugal em Setembro de 2011, com um único motor aspirado de injecção directa a gasolina com 1591cc, 140cv e 167 Nm de binário às 4850rpm. Agora, o bloco 1.6 foi equipado com um turbo de entrada dupla, que lhe aumentou a potência para 186cv e o binário para 265 Nm às 1500-4500rpm.

--%>