Fugas - Motores

  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio

Continuação: página 2 de 4

Um familiar muito prático

Racional é o adjectivo adequado para caracterizar este modelo, que integra soluções simples para facilitar a vida aos seus ocupantes. Acresce que é um carro que, mesmo para quem o conduz pela primeira vez, não coloca dificuldades, face à simplicidade e funcionalidade da sua instrumentação. Com o nível de equipamento superior, Elegance, em termos de conforto e vida a bordo, tem o que é necessário. Pode não ter sensores de chuva e de luminosidade, mas os sensores de estacionamento com aviso sonoro e com o ícone apresentado no ecrã central do tablier têm a mesma funcionalidade de uma câmara de estacionamento traseira. Os materiais usados no habitáculo são duros, mas os acabamentos são bons, não se notando ruídos parasitas quando se circula em pisos irregulares.

No que se refere à segurança, as cinco estrelas conquistadas em testes recentes do Euro NCAP, com 94% na protecção dos ocupantes adultos, 80% nas crianças, 69% na protecção dos peões e 71% nos dispositivos auxiliares de segurança, são um atestado da fiabilidade deste veículo, que não tem luxos, mas é muito funcional, sendo económico nos consumos e com um preço acessível.

Ideias simples mas úteis...

Segundo a Skoda, o Rapid “apresenta 19 soluções simplesmente geniais” para facilitar a vida aos seus utilizadores. São pequenas ideias que não implicam um grande investimento da parte do construtor, mas que efectivamente funcionam. É o caso do tapete reversível no fundo da ampla bagageira — tecido de uma face e borracha de outra, facilmente lavável, para transportar objectos que podem sujar a mala. Um clip no para-brisas para colocar talões de estacionamento ou de portagens, um compartimento especial para o colete de emergência, ganchos na mala, redes e espaços de arrumação são outras das “19 soluções”.

…e uma para complicar

Levante-se o fundo da mala (de formato regular e que é uma referência em termos de capacidade). Por baixo, encontra-se um amplo espaço circular para o pneu sobressalente que quase poderia alojar uma roda de camião (passe o exagero…). E o que se vê? Um kit de “reparação” de pneus. Porquê? “Para poupar espaço e peso”, como alegam as marcas? Espaço não falta e não são mais 10-12kg que comprometem os consumos. O kit só é útil em pequenos furos e, depois de usado, há que recarregá-lo e substituir o pneu furado, que fica inutilizado e não é susceptível de remendar, por um novo. Esta é uma “solução” que certamente não se inclui nas tais “19 simplesmente geniais”… Vá lá que a marca propõe, em opção e por 55€, um pneu sobressalente — essa sim, uma solução que se recomenda.

 

 

Não é preciso tirar um curso

Ao contrário de certos carros, em que o painel de instrumentos parece o do cockpit de um grande avião e é preciso ler atentamente o manual de instruções, quem se senta pela primeira vez ao volante do Skoda Rapid apreende em poucos segundos o funcionamento da instrumentação e da sua leitura, inclusive os dos comandos no volante. E tem tudo o que é essencial: entre outras coisas, rádio/CD com tomada Aux-in, conexão ao telemóvel (também por comando de voz), climatizador, computador de bordo e sensores de estacionamento traseiro que complementam os sinais sonoros com indicação visual no ecrã do rádio/CD. Um pormenor muito útil é o facto de, quando se engrena a marcha-atrás, além de o ícone do carro substituir no ecrã a visualização do rádio, o som deste é cortado para melhor audição dos sinais sonoros de ajuda ao estacionamento.

--%>