Fugas - Motores

Miguel Manso

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Grande, espaçosa e com potência a condizer

Não é demais relembrar ainda que, tal como acontece em qualquer outra motorização do cee’d, ao nível do equipamento de segurança esta Sportswagon pode gabar-se de estar entre as mais bem apetrechadas: inclui ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, travões de distribuição electrónica, controlo de estabilidade… Um rol de mecanismos que lhe garantiu as cinco estrelas do Euro NCAP (o organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa), com 89% na protecção de ocupantes adultos, 88% nas crianças, 61% nos transeuntes e 86% nos dispositivos auxiliares de segurança.

Mais coisas que partilha com a versão de 1400cc: estética, funcionalidade e a conhecida garantia de sete anos. Coisas que ficam aquém da versão menos potente: o barulho, que até sendo bastante discreto não é comparável ao silêncio do bloco diesel de 1.4, e, claro, o preço: custa 26.790€, mais dois mil euros do que o 1.4.

 

Arejado
Pode tornar-se, para quem segue atrás, uma das grandes mais-valias: um tecto de abrir, como opcional de 950€, que deixa entrar o fresquinho sem que se sinta o vendaval proporcionado pelas janelas dianteiras abertas nem o incómodo do barulho que muitas vezes chega dos vidros traseiros para baixo. Além do mais, o facto de abrir o vidro só pela metade não deixa que, nos dias quentes, o sol se torne um aborrecimento. E, quando está mais frio, pode-se sempre abrir apenas a protecção forrada do tecto, deixando o vidro fechado mas alargando as vistas.

 

Conectado
Não será nenhuma inovação estrondosa: inclusão de isqueiro, entrada USB e tomada de 12v. Mas, não só é de valorizar o facto de a Kia equipar esta versão carrinha com uma série de funcionalidades de entretenimento – inclui ainda ligação por Bluetooth, por exemplo – como as colocar todas de forma a serem muito fácil de usar e (quase) sem tirar os olhos da estrada. No que diz respeito à comodidade do condutor, ainda bases para copos, na consola que divide os lugares dianteiros e encosto para o braço que esconde arrumação.

 

Espaçoso
Atrás, dois vão à larga – e até têm direito a uma pequena divisória a meio, que se retira do encosto, com bases para copos. Mas três não se esmagam e quem segue a meio nem tem de lidar com o incomodativo ressalto no chão. Para as pernas e pés há espaço de sobra, mesmo que sigam à frente pessoas altas que necessitem de arrastar os bancos para trás. Nas portas traseiras, espaço para a tralha do costume e ainda para uma garrafa. Nas costas dos bancos dianteiros, bolsa para livros e revistas.

 

E os sensores?
Não é que sofra de falta de visibilidade: o vidro traseiro é cortado de forma a se poder ter uma boa visibilidade e os espelhos retrovisores cumprem bem as funções para as quais foram projectados. Mas, num carro com 4,5m e que inclui por exemplo luzes que funcionam a par da direcção (algo que se torna muito útil em condução nocturna de curva e contracurva), já se justificava a inclusão de sensores de estacionamento de série, sobretudo sensores traseiros. A funcionalidade existe, mas tem de ser adquirida num pacote que inclui ainda navegador e câmara por mais 1250€.

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