Fugas - Motores

Continuação: página 2 de 2

James Blonde, ordem para acelerar

Por dentro, para além de um design cuidado, e embora existam alguns plásticos duros ao tacto, há pormenores que colocam o Adam num patamar superior, como, no caso do carro que conduzimos: estofos em pele e tecido com as junções pespontadas tal como o volante em couro, os pedais em alumínio e a precisão nos acabamentos.

Sendo um carro para gente jovem — ou de espírito jovem —, vem dotado de sistemas de info-entretenimento e conectividade. Neste capítulo destaque para o Intellink (opção, 250€), que, além de possibilitar o controlo de algumas funções (som, telefone, etc.) e configuração de determinados aspectos do carro, permite emparelhar smartphones e descarregar aplicações como o sistema de navegação BringGo ou o acesso a 70.000 estações de rádio de todo o mundo, transferindo o conteúdo do smartphone para o ecrã táctil de 7’’ e aceitando comandos de voz para efectuar chamadas, aceder a músicas, ouvir, compor ou enviar mensagens, etc. O Adam também pode ser provido de uma docking station para o telemóvel (opção, 90€), que além de o conectar ao sistema de info-entretenimento também o carrega.

Por ser recente, o Opel Adam ainda não foi submetido aos testes de segurança do Euro NCAP, mas, para além do que já foi referido atrás, está dotado de série de diversos dispositivos como ESP com controlo de tracção, de travagem em curva e de distribuição da força de travagem, airbags frontais, laterais à frente e de cortina ou programador de velocidade.

 

Ficha Técnica*

Motor: 4 cil. em linha, 16v, 1398cc, gasolina
Potência: 100cv às 6000rpm
Binário: 130 Nm às 4000 rpm
Veloc. máx: 185 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 11,5s
Consumo médio: 5,1 l/100 km
Emissões CO2: 119 g/km
Preço: 16.505€ (unidade ensaiada, 18.325€)

* Dados do construtor

--%>