Fugas - Motores

  • Daniel Rocha
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O BMW “do povo”?

Sensores de luz e de chuva: Opção (incluída no pack Visibilidade, 443€)

Sensores de estacionamento traseiros: Opção (475€)

Faróis de nevoeiro dianteiros: Opção (incluída no pack Visibilidade)

Luzes de dia: Sim em LED

Faróis de bixénon: Opção (685€)

Tecto de abrir eléctrico: Opção (1034€)

 

Onde está o pneu?

Sob o fundo da bagageira de 360 litros e com formato regular, proporcionando boa arrumação dos volumes, em vez de um pneu sobresselente ou de um kit de “reparação” (“estragação”?) de pneus, estão as baterias. É que, como já é tradição nos modelos do grupo BMW, este 114d está equipado com pneus run flat, que, mesmo com pressão nula (por furo ou perda de ar), possibilitam a circulação do carro a uma velocidade máxima de 80 km/h durante 80 quilómetros – um ganho de espaço na mala e conforto acrescido para o condutor. Porém, os run flat requerem que os carros estejam preparados para os receber. O futuro será o denominado pneu auto-reparador, que pode ser montado em qualquer carro e tem uma camada selante sob a banda de rodagem que tapa quase instantaneamente qualquer furo.

 

Não há razão para não poupar

Apesar de boas performances, até mesmo surpreendentes para os 95cv do motor, este BMW 114d está mais centrado na economia de consumos. Tem quatro modos de condução, Comfort (o standard), Sport, Sport+ e ECO PRO. Neste último, a cartografia do motor, bem como a climatização do veículo, são optimizados para poupar combustível. No visor central, atrás do volante é possível ver os quilómetros ganhos na autonomia; um ícone azul de um punho sobre uma alavanca indica quando meter outra mudança; e se a aceleração é excessiva, além de um ponteiro ultrapassar uma faixa azul no visor, aparece outro ícone de um pé sobre um acelerador. No ecrã central do tablier pode-se consultar um gráfico sobre o tipo de condução efectuado. 

 

Um verdadeiro carro para famílias

Em vários modelos da BMW, nomeadamente os desportivos, escasseiam os espaços abertos para colocar objectos como chaves, carteira, telemóvel, etc. Não é o caso deste family friendly 114d: espaços abertos não faltam ao centro, as bolsas nas portas são amplas e sob o apoio de braços central há ainda um compartimento adicional.

 

Não gosta de andar para trás

Claro que nos habituamos, mas quando se conduz pela primeira vez este carro, se se quer engrenar a marcha-atrás, é normal que em vez disso se engate a primeira. Para se engrenar a marcha-atrás tem que se ser duro com a alavanca das mudanças e dar-lhe uma porrada bem para a esquerda e para a frente. No caso do veículo que conduzimos, com sensores de estacionamento traseiros opcionais, havia uma ajuda importante para evitar enganos: com a marcha-atrás engatada, aparece automaticamente no ecrã central do painel de instrumentos uma representação gráfica do carro com os obstáculos reproduzidos por diferentes cores consoante a proximidade.

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