Fugas - Motores

  • José Sarmento Matos
  • José Sarmento Matos
  • José Sarmento Matos

Continuação: página 2 de 3

Estilo DS, modo Verão, sistema poupado

No departamento da segurança, o DS3 foi avaliado em 2009 com cinco estrelas pelo Euro NCAP, com 87% na segurança dos ocupantes, 71% nas crianças, 35% nos peões (actualmente o mínimo exigido é de 60%) e 83% nos dispositivos auxiliares de segurança.


BARÓMETRO
+ Agilidade, conforto, espaço, divertido de conduzir, rapidez no accionamento da capota
- Visibilidade traseira com a capota recolhida, acesso à bagageira, caixa pilotada

Buraco sem fundo?
Ao longe é exactamente isso que parece. Um buraco onde enfiar as coisas sem olhar a arrumações. É que mesmo que se importe em ter um porta-bagagens harmonioso não será fácil acomodar malas e tarecos de forma ordenada. Além disso, não é qualquer coisa que entra nesta mala, que soma pontos positivos pela sua capacidade (245 litros), mas negativos ao ter um acesso tão reduzido. Note-se ainda que não é possível abrir o porta-bagagens quando a capota se encontra totalmente recolhida – um contratempo mínimo tendo em conta que a reposição da capota demora apenas 16 segundos.

Em piloto automático
Até poderia ser esta uma das ideias da Citroën quando decidiu incluir uma caixa manual de seis velocidades com gerenciador automático. No entanto, as passagens revelam-se mais lentas do que o desejado para os números apresentados. Os 90cv neste motor de 1600cc reclamam um pouco mais de genica. E, à excepção do ritmo urbano em que a caixa pilotada se mostra perfeitamente capaz das exigências da condução, é provável que se opte frequentemente pelo modo manual, quer com a alavanca quer com as patilhas no volante.

Onde pára o botão?
Nos lugares dianteiros há espaço de sobra e os bancos primam pelo conforto. Depois há todo um tablier bem arrumado, cuja visibilidade dos seus vários mostradores não se deixa ofuscar. Apenas de notar a ausência de comandos no volante: é verdade que se quer desportivo… e bonito. Mas as soluções encontradas para arrumar os mesmos comandos pareceram-nos confusas, requerendo alguma prática até se conseguir acertar no botão desejado. Já o uso das patilhas para gerir a caixa em modo manual é fácil e uma boa opção se se pretender uma condução mais viva.

Bem seguros
Não sendo nem um familiar nem um carro a pensar em transportar os amigos, o DS3 Cabrio surpreende tanto pelo espaço concedido aos passageiros traseiros (cabem três, sem atropelos, desde que o trajecto seja curto) como pelas pequenos detalhes a pensar nestes. Caso das pegas laterais na parte traseira. Não só ajudam à entrada e à saída – que se faz, aliás, muito facilmente –, como se transformam num bom apoio em viagem, mais ainda se esta for marcada por muitas curvas.

FICHA TÉCNICA

Mecânica
Cilindrada: 1560cc
Potência: 92cv às 4000 rpm
Binário: 230 Nm às 1750rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa. Turbo. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual pilotada de 6 velocidades
Pneus: 195/55 R17
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson, com molas helicoidais; traseira por eixo de torção e molas helicoidais
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 10,2/10,5 (entre passeios/paredes)
Travões: Discos, à frente; tambor, atrás

--%>