Na segurança, não só é um Mercedes como traz de série alguns elementos característicos das gamas mais altas. E isto significa que pouco é deixado ao acaso. De série, inclui airbags frontais e laterais tanto à frente como atrás, airbags de cortina e airbags para os joelhos do condutor, ABS, ESP (controlo electrónico de estabilidade) e controlo de tracção.
Para além destes sistemas, avança com o alerta de colisão, travagem de emergência, alerta de cansaço do condutor, auxiliar no arranque em subida e sensor da pressão dos pneus. No entanto, não está disponível para já uma avaliação do Euro NCAP (como referência tanto o classe A como o classe C obtiveram cinco estrelas em, respectivamente, 2012 e 2009).
Barómetro
+ Desempenho em estrada, consumos, segurança
- Espaço para passageiros, acessibilidade, preço, visibilidade
Bem arrumado
A solução de optar por colocar a gestão da caixa automática numa manete junto ao volante não só permite não tirar os olhos da estrada quando é necessário engatar uma marcha-atrás como deixa a consola central completamente livre. E este pequeno detalhe é suficiente para aumentar a capacidade de arrumos, assim como tornar o espaço que divide os lugares dianteiros num pequeno lounge. Note-se ainda que é fácil para o condutor controlar qualquer coisa que queira dada a disposição dos vários comandos: quer no volante, quer na porta como pela consola.
Ergonómico
Não é difícil sentir o corpo a encaixar nos bancos dadas as suas formas, que conquistam pontos sobretudo pelos apoios laterais, o que permite uma posição de condução quase perfeita. Valiosa é a função de ajustamento em altura, tanto para condutor como navegador. É que para alguém com 1,50m não é difícil ficar quase sem ver a estrada. Já no banco traseiro, dois ocupantes conseguem usufruir da ergonomia dos bancos tipo baquet. Três, porém, acabam por encontrar naquela ergonomia mais desconforto que outra coisa.
Traiçoeiro
Não é apenas pelo formato da porta que as acessibilidades não são as mais fáceis. As arestas vivas do remate do tablier, se bem que favorecem o encaixe com a porta e a consequente insonorização e controlo de ruídos parasitas, podem revelar-se uma pequena armadilha para quem tenha a perna mais comprida e uma entrada mais distraída pode resultar numa valente nódoa negra. Outra espécie de ratoeira é a posição do travão (eléctrico). A Mercedes não quis deixar a sua tradição de travão à esquerda (de pé) e foi aí que arranjou lugar para o pequeno botão. O que para quem não está habituado, e com a função parqueamento da caixa automática, pode resultar em simplesmente esquecer que tal botão existe.
Às cegas
Se fosse um comercial, que remédio teríamos nós em guiarmo-nos pelos retrovisores laterais. Já num ligeiro de passageiros a falta de visibilidade do vidro traseiro é inaceitável. E é precisamente isso que acontece neste CLA. E sem remédio à vista. É que os encostos de cabeça dos bancos traseiros, à excepção do do meio, não são nem retiráveis nem rebatíveis. Sem o encosto do meio, a visibilidade melhora, mas não o suficiente para agir em segurança sem se consultar primeiros os espelhos laterais e até virar a cabeça.