Assim sendo, por que não esperar para Dezembro para adquirir a Golf Variant com esta motorização? É que não é só o motor e a caixa de velocidades a apresentar diferenças, sendo o equipamento do Golf BlueMotion distinto. Por exemplo: nas outras versões, para além dos níveis de equipamento Trendline (o de entrada), Confortline (o grosso das vendas) e Highline (superior), a Golf Variant oferece ainda um subnível Sportline, que, por mais 500€, acrescenta ao Confortline vidros escurecidos, jantes de liga leve de 17’’, suspensão e bancos desportivos. Ora as jantes da Variant BlueMotion, para reduzir consumos, são de 15’’. O mesmo se aplica a outros itens – o nível de equipamento da carrinha Golf BlueMotion está mais perto da Trendline ou da Confortline.
A nova Golf Variant é ligeiramente mais barata que a sua antecessora (por exemplo, menos 675€ na 1.6 TDI de 105cv, Trendline) e traz mais equipamento de série, como o já referido bloqueio electrónico do diferencial, o Park Pilot (sistema de ajuda ao estacionamento com sensores dianteiros e traseiros), o travão de estacionamento eléctrico com auxílio ao arranque em subida, etc.
No que se refere à segurança, a berlina obteve em 2012, pelos novos parâmetros, o máximo de cinco estrelas, com 94% na protecção dos ocupantes, 89% na das crianças, 65% nos peões e 71% nos dispositivos auxiliares de segurança. Estes valores também se aplicam à carrinha.
FICHA TÉCNICA
Motorizações Ac. 0-100km/h Veloc. Máx. Cons. Médio Emissões CO2 Preço
Gasolina
1.2 TSI (105cv) 10,7s 193 km/h 5,0 l/100km 117 g/km desde 24.142€*
1.4 TSI (140cv) 8,9s 213 km/h 5,3 l/100km 121 g/km desde 26.788€**
Gasóleo
1.6 TDI (90cv) 12,9s 186 km/h 3,9 l/100km 101 g/km desde 26.577€*
1.6 TDI (105cv) 11,2s 193 km/h 3,9 l/100km 102 g/km desde 27.175€*
2.0 TDI (150cv) 8,9s 218 km/h 4,2 l/100km 108 g/km desde 35.883€**
* Nível de equipamento Trendline (o nível Confortline, o mais vendido, custa cerca de 500€ mais e o Sportline adiciona outros 500€)
** Nível de equipamento Confortline