Fugas - Motores

  • Nuno Ferreira Santos
  • Nuno Ferreira Santos
  • Nuno Ferreira Santos
  • Nuno Ferreira Santos
  • Nuno Ferreira Santos
  • Nuno Ferreira Santos

Continuação: página 2 de 2

Espírito dinâmico em corpo elegante


Barómetro
+ Prazer de condução, direcção, conforto, materiais, segurança
- Conforto dos passageiros traseiros adultos, consumo

Detalhes

Sempre atento
A segurança é um dos pontos altos do A3 Limousine, sobretudo na versão de topo de equipamento (Sport). Com o sistema Pre Sense Front incluído, que faz parte do útil Adaptive Cruise Control, o veículo tem a capacidade de se aperceber quando é necessário travar sozinho. O radar detecta o obstáculo dianteiro – seja um carro, seja um peão ou um animal – e, desde que a velocidade seja inferior a 30 km/h, a travagem é accionada. Caso não seja o suficiente para impedir o “toque”, entra então em acção o Multicollision Brake Assistant, que impede o arrastamento do carro após o primeiro choque, evitando ou minimizando um choque em cadeia.

De olhar feroz
Comece-se pelas suas dimensões – comprido, largo e baixo –, observe-se as suas linhas que lhe imprimem robustez e dinamismo e, por fim, olhe-se o carro de frente. As ópticas recortadas a LED e a beneficiarem de faróis em xénon (um opcional para o qual há que desembolsar mais 1135€) garantem a este Audi A3 Limousine um olhar que não passa despercebido e que frisa bem a sua vontade de se exprimir de forma desportiva. É, aliás, quando se lhe soltam as rédeas, que se pode confirmar que o carro não desaponta, revelando-se capaz de proporcionar alguma emoção sem que a estabilidade se sinta sequer beliscada.

Espaço para bagagem
Eis o A3 Limousine na sua vertente familiar. Apesar do aspecto, que parece esconder uma mala de pequenas dimensões, o carro apresenta um porta-bagagem com capacidade para 425 litros, sendo, de facto, capaz de transportar toda a tralha de férias de uma família. Com algumas vantagens extra: o acesso é facilitado e a arrumação tira proveito das arestas bem desenhadas ou do aproveitamento dos recantos. No caso de haver necessidade de transportar volumes de maior dimensão, o rebatimento dos bancos traseiros é fácil e rápido de executar.

E para passageiros?
Piscando um olho às famílias, o banco traseiro não pode ser esquecido. E, sejamos justos: para crianças, o A3 Limousine comporta facilmente duas cadeirinhas e, com alguma ginástica, até se consegue incluir uma terceira – embora o passageiro do meio tenha sempre a consola a atrapalhar a posição dos pés. E se atrás seguirem adultos? Então, tudo dependerá da altura. Se não exceder o 1,70m, a garantia é de viagens confortáveis. Se se for mais alto, poder-se-á sentir um pouco acanhado (e cuidado com a cabeça a entrar!). Além disso, a visibilidade do condutor para trás fica um pouco comprometida. 
 

FICHA TÉCNICA

Mecânica
Cilindrada:
1968cc
Potência: 150cv às 3500-4000 rpm
Binário: 320 Nm às 1750-3000 rpm
Cilindros: 4 cilindros em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; paralelograma deformável com molas helicoidais e barra estabilizadora atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11m (entre paredes)
Travões: Discos ventilados à frente; discos, atrás

Dimensões
Comprimento:
4456mm
Largura: 1796mm
Altura: 1416mm
Peso: 1475kg
Pneus: 225/45 R17
Capac. depósito: 50 litros
Capac. mala: 425 litros

Prestações*
Velocidade máxima:
220 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 8,5s
Consumo misto: 4,7 l/100 km
Emissões de CO2: 121 g/km
* Dados do construtor

Preço: 36.540€ (versão ensaiada, 43.235€)


EQUIPAMENTOS

Segurança
ABS:
Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cabeça: Sim, à frente
Airbag de joelhos para o condutor: Sim
ISOFIX: Sim, no banco do passageiro e atrás
Sistema de desactivação do airbag passageiro: Sim
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Controlo de tracção: Sim
Bloqueio electrónico do diferencial: Sim
Assistência ao arranque em subida: Sim
Controlo da pressão dos pneus: Sim
Sistema de protecção de peões: Sim
Função Start/Stop: Sim (com recuperação de energia)
Audi drive select: Sim

Vida a bordo
Vidros eléctricos:
Sim
Vidros escurecidos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim
Retrovisor interior com anti-encandeamento automático: Opção (290€)
Climatizador bizona: Sim
Bancos em pele: Sim
Bancos dianteiros com apoio lombar eléctrico: Opção (290€)
Jantes de liga leve: Sim (17’’)
Apoio de braços amovível à frente: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Volante desportivo multifunções, em couro: Opção (200€)
Computador de bordo: Sim
Luzes de dia: Sim
Alarme: Opção (470€, com protecção anti-reboque)
Audi sound system: Opção (300€)
Cruise control: Opção (320€)
Faróis de Xénon: Opção (1135€)
Inserções decorativas em Alumínio Mistral: Opção (235€)
Isqueiro e cinzeiro: Opção (35€)
Pacote connectivity: Opção (320€)
Pacote alto brilho: Opção (215€)
Pacote iluminação: Opção (245€)
Pacote porta-objectos e de bagagem: Opção (215€)
Pintura metalizada: Opção (760€)
Sensores de estacionamento atrás: Opção (470€)
Tecto de abrir eléctrico, em vidro panorâmico: Opção (1110€)

--%>