Há ainda outra mais-valia que tem de se referir com a entrada desta EMP2: o peso. O Picasso está mais leve – 140kg mais leve! –, o que não será indissociável dos valores que apresenta quer de emissões, quer de consumo de combustível. A marca anuncia para esta versão de 115cv emissões de 105 g/km de CO2 (no geral, as emissões de partículas obedecem à norma Euro V) e um consumo médio de 4,0 l/100km. E, de facto, os gastos com o combustível são impressionantes num carro que leva tanta carga e que, com 1600 de cilindrada, revela um binário máximo de 270 Nm logo a partir das 1750rpm e até às 2500 rpm. A Fugas não conseguiu marcar os quatro litros, mas andou muito perto. De referir que há outro modelo, também ensaiado, que consegue ser ainda mais poupado: o 1600 e-HDI de 90cv reclama um consumo de 3,8 l/100km e emissões de apenas 98 g/km. Na aceleração, não sendo um portento, é despachado – vai dos 0 aos 100km/h em 11,8s – e atinge a sua velocidade máxima a 189km/h.
Mas, sendo um familiar por natureza, o capítulo mais importante talvez seja o da segurança. E, aqui, a Citroën tentou dotar o carro de um conjunto de sistemas que o colocam entre os mais seguros de acordo com o Euro NCAP: cinco estrelas, com 86% na protecção de ocupantes adultos, 88% nas crianças, 68% nos peões e 81% nos dispositivos auxiliares de segurança. Para tal contribuiu o facto de incluir aviso de mudança de faixa de rodagem, que alerta o condutor através da vibração do cinto de segurança, cintos de segurança activos, aviso de ângulo morto, de monitorização de pressão nos pneus ou funcionamento automático dos faróis. Além destes, é de destacar um radar colocado na frente do veículo que, entre os 70 e os 150 km/h, permite manter uma distância segura em relação aos carros precedentes (é o condutor que escolhe o tempo de distância entre os 0,5 e os três segundos), fazer a regulação activa de velocidade ou emitir um alerta no caso de risco de colisão.
Também há defeitos. E o maior deste C4 Picasso continua a ser o seu preço: no caso da viatura ensaiada, com o muito completo equipamento Intensive, 31.117,92€, sem contar com os extras. Para combater essa fragilidade, há campanha promocional até fins de Março: 2000€ euros de desconto.
+ Espaço, conforto, soluções de conectividade, qualidade geral, consumos
- Preço. No caso da caixa CMP6, existe um fosso na mudança de velocidades, principalmente entre a primeira e segunda.
Salão traseiro
Quem segue atrás tem direito a lugares de primeira classe. Qualquer um dos três passageiros que o carro admite sem qualquer esforço. Primeiro, porque cada qual tem o seu próprio banco, podendo chega-lo mais à frente ou mais atrás. Segundo, porque nos três lugares há pontos Isofix, um eficaz sistema de fixação de cadeirinhas de crianças. Por fim, porque dois dos passageiros traseiros têm direito a mesinha que, quando se fala de crianças, dá para tudo e mais alguma coisa: brincar com carrinhos, comer lanchinhos, fazer desenhos. Um ponto contra: a Citroën apresenta como solução de arrumação uma bolsa em rede, completamente anti-pezinhos de crianças.