Fugas - Motores

  • Oxana Ianin
  • Oxana Ianin
  • Oxana Ianin
  • Oxana Ianin
  • Oxana Ianin

Continuação: página 2 de 3

Utilitário e poupado

Mas há mais no Note além de novas medidas, linhas e desempenhos. A sua mais-valia chega com a lista de funcionalidades, entre a qual se exibem mimos mais próprios de segmentos superiores como é o caso do Escudo de Protecção Nissan (Nissan SafetyShield) que inclui, entre outros, aviso de mudança de faixa, aviso de ângulo morto (abra-se aqui um parêntesis: evita efectivamente toques desnecessários uma vez que é bastante reactivo) e detecção de objectos em movimento. Os sistemas conjugam-se e são apoiados por uma câmara (cuja limpeza é assegurada por jacto de água e jacto de ar). E, como opção, caso do veículo ensaiado com nível de equipamento Tekna Premium, é ainda possível equipar o Note com o Around View Monitor 360º, que se traduz num conjunto de quatro câmaras (à frente, nos espelhos retrovisores exteriores, e atrás) que permitem concretizar manobras sem tirar os olhos do ecrã de 5,8”. A tecnologia não foi, porém, suficiente para que o novo Note conseguisse as cinco estrelas de segurança nos exigentes testes do Euro NCAP, falhando, por muito pouco, na protecção de peões — marcou 58% quando o mínimo para as cinco estrelas é de 60%. Já a protecção de ocupantes adultos marcou 86% e de crianças, 82%. No que respeita aos dispositivos auxiliares de segurança, o Note conseguiu 70%.

Barómetro
+
Consumos, dinamismo, facilidade de condução, equipamento
- Estética dos interiores


DETALHES

Seguro
Com a inclusão do Escudo de Segurança da Nissan – que compreende aviso sonoro de transposição involuntária de faixa, aviso de presença de veículos em ângulo morto (luminoso, nos espelhos, e sonoro se a manobra persistir) e avisador de objectos em movimento – seria de esperar que o Note obtivesse nota máxima nos testes Euro NCAP.E foi o que aconteceu tanto para os ocupantes, adultos ou crianças, ou nos dispositivos auxiliares. No entanto, o organismo europeu independente de testes de segurança rodoviária deliberou que o carro não está entre os mais seguros para os peões em caso de atropelamento. A Nissan pode sempre resguardar-se, atirando para cima da mesa o avisador de objectos em movimento com o qual nenhum peão passa despercebido.

Posicionado
É o chamado dar com uma mão e tirar com a outra. Para conforto do condutor, o Note chega com bancos susceptíveis de serem ajustados para trás e para a frente, para cima e para baixo. Mas o volante não inclui ajustamento telescópico. Isto é, é apenas possível movê-lo para cima e para baixo. E, tendo em conta a vontade da marca nipónica em posicionar o Note o mais acima possível dentro do segmento B, a opção não pode deixar de ser censurada.

Eficiente
Eficiência poderia ser a palavra-chave para descrever o motor 1.5 dCi, de injecção directa por conduta comum. Não sendo novo, este conhecido bloco da Aliança Renault Nissan, na variante de 90cv, permanece uma aposta fiável no que diz respeito a prestações e a consumos. Mesmo em baixos regimes, o 1.5 dCi de 90cv parece estar sempre pronto para responder às variadas demandas, sobretudo urbanas. Para tal, apoia-se numa caixa manual de cinco velocidades e muito fácil manuseio. Também os números de consumos e emissões mostram como esta motorização está em linha com as necessidades dos dias que correm. A Nissan fala num consumo médio abaixo dos quatro litros e, mesmo fazendo à volta dos cinco em cidade, é fácil comprovar que o Note é um carro poupado. De emissões, a Nissan avança com níveis de CO2 na ordem dos 92 g/km.

--%>