Em termos de segurança, esta nova geração do Hyundai i10 ainda não foi submetida aos testes do Euro NCAP mas poderá ter uma boa classificação, em especial com a inclusão de série do cruise control nos carros produzidos a partir de Fevereiro. Também no que se refere ao conforto e vida a bordo, como se pode ver pela ficha técnica, este citadino vem bem equipado de série e não necessita de opções que distorcem o preço do veículo.
O Hyundai i10 beneficia da garantia da marca de cinco anos sem limite de quilómetros que inclui assistência em viagem e verificações anuais gratuitas.
BARÓMETRO
+ Relação preço/equipamento sem extras a encarecer o preço final; espaço e bom ambiente no habitáculo
- Dificuldade em engrenar a marcha-atrás
DETALHES
Abaixo o cinzentismo
Lá por um carro ser económico não quer necessariamente dizer que se despreze o design e a vida a bordo. E o Hyundai i10 conjuga funcionalidade e conforto com um visual alegre e de bom gosto. Para chegar a essa conclusão basta observar os materiais e acabamentos que, não sendo de luxo, estão muito longe de ter um aspecto baratucho. Além do mais inclui um tablier a dois tons (tal como os bancos e o resto do habitáculo), instrumentação com um design simples mas elegante, bancos confortáveis que sujeitam bem as costas (em especial à frente) e espaço interior bem aproveitado. No lançamento, no nível Style, oferece um pneu temporário em vez do nefando kit de “reparação” de pneus.
Pequenos pormaiores
À medida que nos vamos familiarizando com este pequeno citadino somos agradavelmente surpreendidos com pequenos detalhes que contribuem para tornar mais agradável a condução e a vida a bordo. No caso de haver portas abertas ou mal fechadas, além de um pequeno ícone a avisar da situação, ainda há um segundo distinto, relativo ao portão traseiro. Também quando a temperatura desce abaixo dos 5º C aparece no velocímetro um pequeno ícone a avisar para perigo de gelo na estrada. Outro pormenor simpático é a existência de uma ranhura na pala do condutor onde se podem colocar cartões de estacionamento ou de portagens.
UNIR o útil ?ao agradável
As luzes de dia em LED, em formato de bumerangue emoldurando os faróis de nevoeiro, dão a este pequeno citadino um visual que só se costuma encontrar em veículos com preço superior. Além disso (outra agradável surpresa), o Hyundai i10 dispõe de sistema de iluminação em curva, muito útil à noite em estradas sinuosas e escuras. É certo que, mesmo como opção, não tem sensores de luminosidade nem de chuva, mas estes dispositivos são mais uma comodidade extra e não são tão úteis como a iluminação em curva.
Tudo à mão
Ao contrário de certos veículos em que quase é preciso um curso para perceber toda a instrumentação e o modo de a accionar, no Hyundai i10 está tudo literalmente à mão com os comandos no volante. Computador de bordo (com todas as informações essenciais), conexões Bluetooth, telefone e rádio, tudo isto é fácil de consultar e accionar por meio de botões estrategicamente colocados no volante, sem necessidade de retirar as mãos do mesmo ou os olhos da estrada.